9 motivos pelos quais outubro será quente!
tecnologia

O ano já está chegando ao fim (lembre-se: já estamos no quarto trimestre!) e até agora a indústria mostrou aos consumidores que o mercado tecnológico está mais quente do que nunca. São tantos anúncios e lançamentos que fica difícil mencionar todos em uma única notícia.

É por isso que nós costumamos separar em meses quais são os produtos que provavelmente chegaram às prateleiras. Dessa forma, nossos leitores podem se organizar e guardar o dinheiro necessário para aproveitar o que está por vir. Se você não se lembra do que rolou em setembro, dê uma olhada aqui.

1. Android L – a maior atualização do sistema operacional móvel

A atualização do sistema operacional da Google com certeza é uma das novidades mais aguardadas para o mês de outubro. Apesar de os rumores apontarem a chegada do Android L apenas no dia 1º de novembro, acredita-se que a empresa não conseguirá guardar segredo por muito tempo e alguma coisa vazará até lá.

No entanto, a companhia tem se mostrado muito boa na arte de “guardar segredos”. A maior prova disso é o mistério que ainda existe sobre o nome do maior update que o SO vai receber. Afinal, ele se chamará Lollipop, Lemon Meringue Pie ou Lion? Provavelmente só saberemos quando a Google resolver “abrir o bico”.

No entanto, aqueles sedentos de informações sobre o Android L podem ficar despreocupados. Uma build recente do sistema operacional indica algumas mudanças na interface do sistema e a reformulação do visual do aplicativo Banca mostra a preparação da Google para a chegada do SO.

2. Galaxy Note 4 – confirmado para o dia 18 de outubro

O aguardado phablet da Samsung já foi confirmado para ao nosso país no dia 18 de outubro. Apesar de alguns problemas de fabricação que foram flagrados no dispositivo, o aparelho tem se saído muito bem nos testes de bateria e desempenho geral realizados com o modelo com processador Exynos.

Lembrando que a variante que provavelmente estará disponível para os brasileiros será o modelo SM-N910C (já homologado pela Anatel) do Galaxy Note 4 equipado com esse mesmo processador Exynos 5433. Mesmo assim, podemos esperar que os dois modelos apresentem uma performance muito parecida, o que significa que qualquer um que o tiver em mãos ficará satisfeito.

3. Xperia Z3 e Z3 Compact – já disponíveis (?) e provável lançamento oficial este mês

Apesar de a Sony não ter se pronunciado oficialmente sobre o lançamento dos dois aparelhos, eles já podem ser encontrados em lojas virtuais do nosso país. No site OnlyCell, ambos os modelos estão à venda com prazo de entrega de 1 a 7 dias. O flagship Xperia Z3 está sendo comercializado pelo valor de R$ 2.199. Já o modelo menor, o Xperia Z3 Compact, é vendido pelo preço de R$ 1.599.

Esses valores estão um pouco abaixo do que havia sido comunicado alguns dias antes, o que pode colocar certa dúvida em relação à oferta. Vale a pena lembrar essas dicas preciosas para quem não quer ser enganado na hora de fazer compras online.

Não deixe de conferir nossas impressões sobre o Xperia Z3 e sua comparação com os principais smartphones do mercado. Também sugerimos os fatores que infelizmente deixaram a desejar no novo flagship da Sony.

4. Nexus 9 – tablet da Google em parceria com a HTC

O tablet da Google produzido em parceria com a HTC, o Nexus 9, também é outra aposta para o mês de outubro. O dispositivo teve a sua primeira foto vazada através do Twitter e revelou um design que segue o estilo da família Nexus. Há um forte indício de que o aparelho venha equipado com um processador NVIDA Tegra K1, mas ainda não há confirmação oficial a respeito disso.

5. Nexus X/6 – smartphone da Google em parceria com a Motorola

Outra novidade da Google que pode chegar às prateleiras ainda neste mês é o Nexus X. A discussão a respeito de como o dispositivo será chamado ainda não ganhou um capítulo final, mas espera-se que o aparelho produzido em parceria com a Motorola traga o “X” em vez do “6” no nome.

Houve até rumores que indicavam a possibilidade de smartphone manter o nome Nexus 5, nome do seu antecessor. Isso, na realidade, só reforça o fato de ainda há muitos mistérios envolvendo esse dispositivo que pode ser anunciado ainda em outubro.

6. Moto Shamu – smartphone do programa Android Silver?

O misterioso aparelho da Motorola, que também seria fabricado em parceria com a Google, ainda está cercado de dúvidas. Até alguns dias atrás nós pensávamos que esse era o Nexus X/6, mas a informação de que o Moto Shamu pode ser o dispositivo da linha Android Silver jogou por terra todas as nossas suposições. As especificações técnicas desse aparelho se confundem bastante com as do Nexus X, portanto as prováveis configurações são exatamente as mesmas.

O Android Silver é o programa para smartphones premium da Google que visa oferecer uma série de regalias para determinados dispositivos da companhia. Essa iniciativa também está cercada de rumores a respeito de sua continuidade, mas é bem provável que a empresa se pronuncie ainda este mês para esclarecer todos esses pontos.

7. HTC Eye – smartphone desenvolvido para selfies

A HTC também tem grandes promessas para o mês de outubro. Um fator que fortalece essa possibilidade é um evento programado para o dia 8 no qual se espera que a companhia anuncie o seu smartphone especialmente desenvolvido para selfies, o HTC Eye (que pode-se chamar HTC Desire Eye ou HTC One M8 Eye). Isso sem falar no já mencionado Nexus 9, o tablet que será produzido em parceria com a Google.

8. Novos iPads – iPad Air 2 e iPad Pro

Os rumores mais fortes sobre os lançamentos da Apple indicam a chegada de novos tablets da linha iPad. Um deles é o iPad Air 2, que pode ser lançado no dia 24 de outubro. Especula-se que essa atualização também seja disponibilizada na cor dourada e que suas telas sejam produzidas pela Samsung.

Já o iPad Pro é um tablet que impõe respeito por causa de seu tamanho. É provável que o aparelho venha equipado com uma tela de 12,9 polegadas e seja capaz de rodar tanto o iOS quanto o OS X. Já o rumores sobre o iPad Mini já são mais obscuros: é provável que seja lançado uma terceira versão do tablet com tela retina, mas pouco tem-se comentado sobre isso aqui no TecMundo.

9. Novos Macs – revivendo o Mac Mini

Com a chegada do novo OS X Yosemite, é bem provável que a Apple também anuncie novos notebooks e desktops da sua linha Mac. A companhia acaba de lançar uma versão do sistema operacional para desenvolvedores e especula-se que os novos modelos (inclusive do “aposentado” Mac Mini) sejam apresentados juntamente com os novos tablets da empresa.

ZenFone 5 – o mediano da ASUS para concorrer com o Moto G

Como bem lembrou o nosso leitor Luan Souza, outro aparelho que pode aparecer no mercado brasileiro ainda este mês é o ZenFone 5. Esse smartphone da ASUS já foi testado pela redação do TecMundo durante a IFA 2014 e apresenta configurações medianas para brigar de frente com o Novo Moto G.

Estas são as principais apostas para o mês de outubro. Enquanto alguns dos itens mencionados estão previstos para serem apenas anunciados, outros de fato chegarão às lojas e estarão disponíveis para os todos consumidores. Por isso, sugerimos aos leitores que o dinheiro seja poupado caso queira aproveitar os lançamentos desse mês.

Fonte: TecMundo