Cansado de PCs infectados, Facebook ajuda usuários a eliminar malware de graça
PCs infectados,

O Facebook tem 1,276 bilhão de usuários ativos por mês, e a maioria usa computadores para acessar a rede social. Só que eles são bastante vulneráveis a malware, o que pode afetar a própria experiência no Facebook: por exemplo, seu perfil pode ser cooptado para postar spam.
Para combater isto, a rede social fez uma parceria com a F-Secure e Trend Micro, e oferece ferramentas de graça para eliminar malware do seu computador.

O Facebook não tem como analisar seu PC para ver se ele está infectado. No entanto, eles podem notar se um usuário é afetado por malware: seu perfil acaba publicando links estranhos ou enviando mensagens com spam, por exemplo. Quando isso acontece, o Facebook impede o acesso a seu perfil e pede que você use uma solução para remover malware do seu computador.

Dependendo da ameaça, você será solicitado a baixar o F-Secure Online Scanner ou o Trend Micro HouseCall. São programas gratuitos e que não requerem instalação: é baixar e rodar. Nenhum deles interfere com o antivírus que você já tiver instalado.
O HouseCall é um download de 2 MB, mas que precisa baixar atualizações, então ele demora um pouco até começar a analisar seu PC. Ele pode procurar (e remover) malware em todo o seu computador; enquanto isso, você pode navegar no Facebook. O programa é compatível com Windows 7/8 e Mac 10.7 ou superior.

O F-Secure Online Scanner, por sua vez, diz escanear o computador direto do navegador (e do Facebook), mas não achamos esta opção. Encontramos apenas um download de 5 MB (já com as últimas atualizações) que é bastante ágil no escaneamento; no entanto, ele não analisa seu PC por inteiro, só os locais mais propensos a malware. O programa roda em Windows XP/Vista/7/8.

Vale notar que nenhum deles substitui um antivírus, já que não fornecem proteção contínua. Para isso, fazemos a mesma recomendação do Lifehacker: instale o Avast! Free e depois desative as notificações seguindo este guia. (Gostamos do Microsoft Security Essentials, que até vem embutido no Windows 8, mas ele ficou para trás em testes de eficácia.)

Não é a primeira vez que o Facebook se esforça em combater malware. Em 2010, a rede social firmou uma parceria com a McAfee. Em 2012, ao identificar perfis comprometidos, o Facebook oferecia soluções gratuitas da McAfee e Microsoft. [Facebook Security; Trend Micro; F-Secure]

Fonte: www.gizmodo.uol.com.br