Office 2013: 10 novidades que valem a pena conferir!
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Este é um momento emocionante para a Microsoft, que lança um sistema operacional ambicioso e finaliza sua suíte de produtividade, anunciada como “Novo Office”, tendo como o coração as aplicações para desktop Word 2013, PowerPoint 2013, Excel 2013, Publisher 2013.
As mudanças incluem uma aparência elegante que reflete o visual do Windows 8, melhorias funcionais e integração com o SharePoint e SkyDrive para armazenar documentos online. Além disso, os vários componentes do Office Web Apps melhoram a produtividade na nuvem, enquanto tablets Surface RT possuem sua própria versão do Office.
Você poderá comprar o software separadamente, ou como parte de uma assinatura do Office 365 – recém-inaugurado para os consumidores e não apenas para as pequenas empresas.
Embora o software seja enviado aos fabricantes ainda neste mês, a edição final não chegará aos usuários finais até o primeiro semestre de 2013. Uma prévia do Office assinatura está disponível para download público desde meados de julho.
Você está planejando o upgrade? Baseado na minha experiência até agora com os previews do novo Word 2013, Excel 2013 e PowerPoint 2013, 10 características fazem essa decisão valer a pena.

1. Interface Modern
Por conta da interface Modern (anteriormente chamada de “Metro”) que você vai terá no Windows 8, o Novo Office recebeu um novo visual. Os vários tons de cores que decoravam a antiga interface se foram, bem como as sombras e sombreamento que sugeriam três dimensões.
Em vez disso, você encontrará uma interface minimalista, lisa, e de acordo com os “azulejos” da tela inicial do OS. A ideia é que o novo visual ajude você a se concentrar em seu trabalho e não se distrair com os objetos que decoram sua tela. Se o redesenho vai atingir esse objetivo ou não, somente o tempo irá dizer. Eu certamente gostei dessa aparência mais nítida

2. Telas de início
Cada aplicativo possui uma cor específica – azul para o Word 2013, verde para o Excel 2013, laranja para o PowerPoint 2013, verde para o Publisher 2013. Do mesmo modo que as telas iniciais de outros aplicativos, a do Word 2013 exibe uma lista de documentos recentes.
Embora a criação de um documento em branco seja a opção padrão, você também pode selecionar um modelo alternativo, ou pesquisar modelos online, ou ainda clicar em “Abrir Outros Documentos” para procurar um documento no disco ou em uma pasta no SkyDrive.
Essas telas ajudarão novos usuários a encontrar o que desejam com mais facilidade, e os usuários experientes vão gostar de ter todas as opções em um só lugar na inicialização. O canto superior direito da tela exibe detalhes da conta do SkyDrive a qual você está conectado.

3. Integração SkyDrive
O Novo Office é projetado para integrar o serviço em nuvem – com o SkyDrive e o SharePoint, em particular. Essa é uma boa notícia, se você preferir salvar o seu trabalho online para acessar de qualquer lugar – embora a maior parte das pequenas empresas e indivíduos ainda salvem arquivos localmente.
Se você já é usuário do SkyDrive, os detalhes da conta aparecerão no canto superior esquerdo de todas as telas de aplicativos, bem como em suas telas iniciais. Clique em “detalhes da conta” para alternar entre contas e gerenciá-las. Quando você salvar um documento, planilha ou apresentação, o aplicativo terá por padrão salvar o arquivo na sua conta do SkyDrive, mas você pode salvar em seu disco local, se desejar.

4. Sincronização entre dispositivos

Quando você salva seus documentos no Office 365, eles estarão disponíveis para você (e outros) em qualquer dispositivo, em qualquer momento, via Novo Office, em um PC ou tablet, ou por meio do Web Apps. A Microsoft já atualizou os Web Apps para Word, Excel, OneNote, PowerPoint, deixando-os com a aparência do Modern e com as tradicionais cores dos aplicativos.
Além disso, Word 2013, Excel 2013, PowerPoint 2013 irão salvar o último local onde você estava trabalhando antes de salvar o arquivo – seja documento, planilha, ou imagem. Esta característica faz com que seja mais fácil de continuar do ponto onde você parou, mesmo que você abra o arquivo em um dispositivo diferente do último utilizado.

5. Touchscreen
Alguns recursos novos do Novo Office são projetadas para facilitar o trabalho com a tela sensível ao toque. O novo Modo de Leitura do Word 2013 abre um documento de modo que permite percorrer o arquivo deslizando horizontalmente com o dedo. Em um desktop com monitor touchscreen, você pode alterar esse comportamento para o modo tradicional da página de navegação, se desejar.
Além destas alterações úteis, no entanto, a integração com o toque no Office é um pouco irregular. Você pode usar gestos, como tocar, pinçar, esticar, e alternar entre outras características. Mas em um monitor touchscreen de 24 polegadas, infelizmente, os ícones de formatação de texto ficaram muito pequenos para utilizá-los com precisão. Então, agora, embora a suíte seja útil em um dispositivo sensível ao toque, ele ainda está longe de ser amigável.

6. Edição de PDF
Anteriormente você poderia salvar um documento do Word 2013 como um arquivo PDF, mas não podia editar documentos PDF no aplicativo, sem que antes precisasse convertê-los em DOC ou DOCX – até agora. O Word 2013 pode abrir arquivos PDF, editá-los e, então, salvá-los como arquivos DOCX ou PDF. Quando aberto no Word, o arquivo mantém a estrutura do PDF, mesmo para elementos como tabelas. Este avanço vai ser uma grande vantagem para muitos usuários, que podem simplesmente abrir um PDF e ir direto para o trabalho.

7. Formatação imagens no PowerPoint
Formatar imagens, formas e outros objetos no PowerPoint 2013 é agora mais intuitivo. Com o clique direito do mouse sobre uma imagem, escolha “Formatar imagem” para abrir o painel de tarefas, que mostrará as opções de formatação disponíveis para esse objeto. Clique em outro objeto, e as opções no painel de tarefas mudarão para mostrar apenas as opções disponíveis para aquele objeto. Você pode deixar o painel aberto enquanto trabalha, sem que te atrapalhe.

8. Gráficos facilitados
Para os usuários confusos com a infinidade de opções de gráficos das versões anteriores do Excel 2013, o novo recurso “Gráficos Recomendados” é muito útil. Selecione os dados para traçar o gráfico e clique em Inserir > Gráfico Recomendado para ver opções como barra, linha e gráficos em pizza que o programa recomenda. Clique em cada gráfico para visualizar como ficará a aparência do gráfico. Depois de selecionar e criar, pequenos ícones aparecerão no canto superior direito do gráfico, ao selecioná-lo, permitindo que o usuário trabalhe com elementos, estilos e cores, e com os dados do gráfico em si.

9. Mais opções gráficas
No Word 2013, PowerPoint 2013, Excel 2013, Publisher 2013, e até mesmo no Outlook, novos ícones na guia “Inserir” da barra de ferramentas permite que o usuário coloque imagens do seu PC ou a partir de várias fontes online. As opções online incluem a inserção de imagens dentro da coleção online do Clipart, por meio de uma busca no Bing, ou pelo SkyDrive ou Flickr. (Para acessar sua conta do Flickr, você deve primeiro autorizar o Office para se conectar a ele).

10. Conta Login
O modo de exibição Backstage nas aplicações do Novo Office (acessado pela guia “Arquivo”) inclui uma nova guia chamada “Conta” (ou “Conta do Office”, no Outlook). Aqui você pode logar com o SkyDrive ou alternar entre contas. Você também pode ver uma lista de serviços relacionados, tais como Twitter e Facebook, e adicionar serviços como LinkedIn e SkyDrive. As atualizações do Novo Office informam sobre o status de todos os updates disponíveis. Clique em “Opções Atualizar” (Update Options, em inglês) para desativar ou ativar as atualizações e ver o histórico de updates do Novo Office.

Fonte: www.computerworld.uol.com.br