Vai atualizar seu Office para 2016?
office-2016

Cada aplicativo da suíte recebeu um pequeno pacote de novidades, mas algumas foram disseminadas em quase todos os programas. O “Diga-me” ou “O que você deseja fazer…”, por exemplo, está em vários deles e permite ao usuário pesquisar funções do Office como se estivesse em um buscador comum.

Provavelmente, essa será a primeira nova função que você vai notar, já que fica no topo da janela junto das seções de ferramentas dos editores. Ali é procurar pesquisar por palavras-chaves e encontrar funções dos programas que tenham alguma relação.

Se você pesquisar “formatação”, por exemplo, um dos resultados dessa busca será o Pincel de Formatação, que permite selecionar linhas e copiar toda a sua formatação para seções do texto que estão configuradas de modo diferente.

Nos editores de texto, planilhas e apresentações, você ainda tem a função “Compartilhar”, que possibilita trabalhar de forma sincronizada no mesmo documento com várias pessoas.

No geral, a nova suíte apresentou um desempenho consideravelmente superior quando comparada com o Office 2013. É possível notar isso em animações e transições, que ficaram bem mais fluidas, e a velocidade de processamento geral dos programas do pacote está realmente melhorada. Isso fica mais evidente quando você usa o Windows 10, SO para o qual o Office 2016 foi criado.

Um exemplo desse avanço seriam os menus, que abrem mais rápido, e as letras no Word, agora aparecem na tela com mais naturalidade quando você começa a digitar. Esses dois pontos foram melhorias que a desenvolvedora tentou implementar no 2013, mas que acabaram não se concretizando definitivamente naquela oportunidade. No geral, a impressão é de que a Microsoft fez mais alterações por dentro do que por fora em todo o pacote.

Mesmo considerando as “mudanças pequenas”, com certeza vale a pena atualizar o seu Office para essa nova versão, não importa qual delas você esteja usando no momento. O Office 2016 é basicamente aquilo que o 2013 deveria ter sido, com muita estabilidade, bom desempenho, design elegante e ferramentas práticas.

Esse lançamento é o melhor trabalho da Microsoft na sua suíte de aplicativos para produtividade: você tem o “Diga-me”, a possibilidade de editar documentos de forma colaborativa, e a integração com outros serviços da empresa nunca foi tão profunda.

A Microsoft está tentando oferecer mais comodidade em um pacote de produtividade sempre focado nisso mesmo: produtividade. Agora, você pode produzir e ter alguns mimos. Resta saber se eles vão ser mesmo usuais no dia a dia das pessoas.

Experimente gratuitamente: https://products.office.com/pt-br/whats-new-office
Fonte: Tecmundo