Os investimentos publicitários na internet vão superar os recursos aplicados em anúncios comerciais na mídia jornal impresso em 2013, segundo previsão da ZenithOptimedia, uma agência especializada em serviços de mídia. É a primeira vez que a ZenithOptimedia, controlada pela francesa Publicis, um dos maiores grupos de publicidade do mundo, marca uma data para a mudança no ranking de investimentos publicitários em mídia no mundo. Antes disso, a empresa de pesquisas eMarketer já tinha revelado que esse fenômeno aconteceria nos EUA no mesmo ano.
Segundo os dados da ZenithOptimedia, hoje, a internet é o terceiro maior meio a receber investimentos em publicidade, superando os gastos em revistas (4º), rádio (5º), outdoor (6º) e cinema (7º).
Em três anos, a publicidade em jornais vai perder US$ 4 bilhões em todo o mundo, ficando em US$ 91,2 bilhões. A internet, por sua vez, ganhará US$ 31 bilhões (quase R$ 50 bilhões, ou cerca de R$ 1,5 bilhão por mês até o fim de 2013). No total, os investimentos em internet vão alcançar a cifra de US$ 94,4 bilhões em 2013.
“Os gastos com anúncios nos jornais foram 51% maiores do que os investimentos na internet em 2010, mas os recursos de publicidade em jornais estão encolhendo 1,4% ao ano, com queda contínua na circulação dos jornais nos países desenvolvidos e a migração de leitores para a internet”, diz o estudo da Zenith.
De acordo com o levantamento da Zenith, os gastos globais com publicidade vão movimentar US$ 517 bilhões em 2013, um crescimento 16% em relação a 2010, quando foram US$ 446 bilhões. A televisão continuará sendo o canal de mídia a receber o maior volume do bolo publicitário, com US$ 215 bilhões.
A mesma pesquisa indicou que o Brasil ganhará maior destaque na publicidade mundial em 2013, com investimentos chegando a US$ 16,2 bilhões, superando pela primeira vez a França, até então sexto maior mercado mundial em publicidade.
Fonte: www.economia.ig.com.br