Marcas brasileiras mais valiosas de 2013!
A
O Itaú segue como a marca mais valiosa do Brasil. O valor? R$ 19,3 bilhões. O banco ocupa a primeira colocação no ranking Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas desde 2001. Completam o top 5 da edição 2013 Bradesco, Banco do Brasil, Skol e Petrobras.
Apesar de não haver variação significativa no valor total do portfólio das 25 marcas, neste ano houve uma perda acumulada de R$ 5,5 bilhões entre as cinco primeiras. As novas entrantes e as marcas de maior crescimento do ranking são as responsáveis por equilibrar essa balança e diminuir a concentração de valor no top 5.
Em relação ao estudo de 2012, a maioria das marcas teve crescimento, sendo que a 25ª colocada neste ano entrou no ranking com R$ 294 milhões, um valor significativamente superior ao ano anterior [quando a vigésima quinta marca valia R$ 250 milhões], seguindo a tendência de que está cada vez mais difícil estar entre as marcas brasileiras mais valiosas.
Variedade também é uma tendência na tabela das 25 marcas. O ranking deste ano conta com importantes representantes nacionais da moda, tecnologia e do setor de seguros, aumentando a diversidade e relevância do estudo.
A Interbrand, maior consultoria de marcas do mundo, publica o relatório das Marcas Brasileiras Mais Valiosas anualmente. Criadora da metodologia de avaliação financeira de marcas – e primeira a receber o certificado ISO 10668 –, analisa as diferentes maneiras pelas quais uma marca impacta uma organização, desde sua influência sobre os resultados financeiros até a satisfação das expectativas dos clientes.
Confira o as 25 marcas mais valiosas do Brasil: