Snapchat ou MSQRD?
snapchat

O Snapchat tem sido imbatível quando o assunto são filtros, mas o MSQRD juntou forças com o Facebook para destronar o rival. Disponíveis para Android e iPhone (iOS) , ambos os aplicativos possuem filtros de paisagens, animais, troca de rostos e diversas outras opções bastante engraçadas para usar no celular.

As opções vão desde simples selfies até vídeos com animações. No entanto, qual deles é o melhor? Para ajudar na decisão, o TechTudo comparou as semelhanças e diferenças entre as ferramentas e revela qual oferece as melhores opções: Snapchat, com Lenses, ou o MSQRD, com filtros? Acompanhe e descubra.

Ativação e funcionamento de filtros: empate
No Snapchat, os filtros/lentes (Lenses) estão inicialmente escondidos do usuário. Para ativá-los, é preciso tocar e segurar no seu rosto para que o aplicativo faça o reconhecimento facial. Já o MSQRD mostra uma área onde o usuário deve colocar posicionar o seu rosto para o reconhecimento inicial. Ambos os aplicativos funcionam com a câmera frontal e traseira do smartphone ou tablet.

As similaridades seguem também na organização dos filtros, que ficam posicionados na parte inferior da tela. Além disso, as lentes com animações especiais são ativadas de maneira bem similar em ambos os programas, seja abrindo a boca, piscando os olhos ou movimentando a cabeça. A desvantagem do MSQRD, porém, é que nem todas as instruções estão em português.

Variedade de filtros: MSQRD
O Snapchat possui um bom número de opções de filtros, mas uma grande desvantagem: eles são rotativos. Ou seja, são atualizados diariamente e o usuário acaba não sabendo quando sua lente preferida retornará ou vai embora do app, o que já gerou protestos. A justificativa é manter o “frescor” dos efeitos, mas nem todos gostam de ser limitados a cerca de 14 opções diárias.

Já o MSQRD funciona de outra forma: todos os filtros disponíveis são exibidos no programa. Além disso, o app oferece a opção de ser notificado da chegada de novas animações, o que não ocorre no Snapchat. O grande problema dele, porém, é que todos os 45 efeitos atualmente disponíveis ficam visíveis em linha, sem nenhuma organização, o que pode consumir tempo para achar um preferido.

No que diz respeito à variedade de temas, o Snapchat costuma apostar em filtros de bichinhos, paisagens, monstros, super poderes e modificação do rosto, seja no formato ou na idade. Já o MSQRD segue a mesma linha, exceto pela modificação do rosto, mas também adiciona filtros de celebridades como Leonardo DiCarpio e Snoppy Dogg, personagens como Harry Potter e games como The Sims. Ou seja, o aplicativo comprado pelo Facebook tem uma variedade maior que a do rival, incluindo famosos.

Quem é fã de filtros de troca de rostos (face swipe) poderá encontrar o efeito em ambos os apps. No entanto, o MSQRD possui a função somente no iPhone e no iPad (iOS), por enquanto.

Qualidade das animações: Snapchat
Embora tenha menos variedade, o Snapchat trabalhou mais na qualidade gráfica dos seus efeitos. Os visual 3D das lentes do Snapchat Lenses é mais realístico e os efeitos de modificações de rostos se adequam melhor às proporções da face e cabeça do usuário que no MSQRD.

Já o MSQRD ainda precisa trabalhar mais o gráficos, tanto por acabamento dos efeitos visuais quanto por encaixe no rosto do usuário. As lentes que colam um rosto famoso ou pintura sobre o usuário nem sempre cobrem toda a face, o que geram efeitos ruins quando a tonalidade de pele são diferentes.
Cabe destacar que nenhum dos apps possui sincronização perfeita com o movimento da cabeça. Portanto, o melhor é manter-se sem movimentos bruscos durante a selfie ou vídeo.

Gravação de vídeos: MSQRD
o Snapchat usuários podem gravar apenas 10 segundos de vídeos pressionando continuamente o botão de tirar fotos. Já no MSQRD o tempo máximo sobe para 30 segundos e há um botão dedicado para isso, não sendo preciso ficar segurando a tela. O grande ponto negativo, porém, é que tanto os vídeos quanto fotos feitos no app comprado pelo Facebook têm marca d’água.

Compartilhamento: MSQRD
Como se trata de uma rede social bastante popular, o Snapchat fez as suas lentes para serem compartilhadas dentro do próprio aplicativo. Sendo assim, não há nenhum botão para compartilhar em outra rede social como Facebook, Instagram ou Twitter. A única opção é salvar os vídeos na galeria do telefone através do botão com uma seta para baixo e fazer o compartilhamento posteriormente.

Já o MSQRD é bem mais completo nesse sentido. Após fotografar ou gravar, todos o conteúdo é salvo automaticamente na galeria do telefone e o usuário pode escolher se deseja compartilhar diretamente no Facebook, Instagram ou Twitter. Tudo isso sem precisar sair do app ou temer a concorrência.

Plataformas suportadas: Snapchat
O Snapchat está atualmente disponível para Android e iOS, ambos com os mesmos recursos e estabilidade. Já o MSQRD foi lançado inicialmente para o iPhone em dezembro e só chegou ao sistema do Google no último dia 5 em fase de testes. Infelizmente, o usuários da plataforma robozinho ainda contam com um número bem limitado de filtros: apenas 13 contra 45 nos aparelhos da Apple.

Conclusão: MSQRD
Na disputa pelos melhores filtros, o MSQRD leva uma pequena vantagem sobre o Snapchat e pode valer a pena experimentar. Isso, porém, não deve ser visto com surpresa, já que se trata de um aplicativo dedicado e que é mais aberto ao compartilhamento em outras redes sociais, como o Facebook e Instagram. Como destaque, há ainda a duração dos vídeos, um ponto incômodo no Snapchat. No entanto, os efeitos ainda precisam ser melhor trabalhados na qualidade gráfica.

O Snapchat também não faz feio nas lentes disponíveis, que são bem engraçadas e com ótimo acabamento e precisão. Os únicos “poréns” são a impossibilidade de ter todos os seus filtros favoritos diariamente e também um compartilhamento precário com outras redes sociais. Mas é preciso considerar que este não é o foco do aplicativo e que os usuários podem fazer bem mais no Snapchat.

Por fim, se você é mesmo fã de efeitos engraçados e selfies estilosos, a recomendação é que tenha os dois apps. Tanto o Snapchat como o MSQRD vão garantir a diversão entre você e os seus amigos.

Fonte: www.techtudo.com.br