Mindfulness: mais desempenho e qualidade de vida no trabalho!
Mindfulness: mais desempenho e qualidade de vida no trabalho!

Mindfulness: mais desempenho e qualidade de vida no trabalho!

Em um mundo cada vez mais conectado e competitivo, muito se valoriza a capacidade de realizar dezenas de tarefas ao mesmo tempo e ser produtivo.
Contudo, por vezes, esse não é o caminho certo a ser seguido. Principalmente se o que busca é melhor a sua rotina profissional, inovar e voltar a ter prazer com aquilo que você realiza diariamente.
Por isso, nesse artigo iremos esclarecer o porquê de se desconectar e avaliar somente a si mesmo e a área ao seu redor pode ser o trunfo que você necessita, e ainda, a realização de uma prática para melhorar o seu foco e concentração e reduzir o seu nível de estresse diário.

Importância de desconectar (tecnologia) para não pirar

A tecnologia facilita muito a vida do indivíduo. Mostrando um panorama geral das atividades rotineiras é possível realizar uma avaliação e responder assim a algo sai da rotina, como por exemplo as flutuações de ações no mercado internacional.
Ao mesmo tempo desse modo é possível se precaver caso algo ruim venha a acontecer, fazendo-o se preparar para o que pode acontecer em 6 meses, em um ano, como encontrar um fornecedor reserva caso o principal desista.
Contudo, e a longo prazo? Daqui a 5 ou 10 anos como você precisará responder? Afinal com o crescente avanço, em dez anos a tecnologia que você utiliza hoje será obsoleta e suas estratégias profissionais provavelmente inúteis.

Logo, como se preparar? A resposta é parar o tempo! É confuso, eu sei, porém para melhor se avaliar é preciso compreender que o mundo não acaba amanhã.
Realiza dezenas de coisas ao mesmo tempo, ser “produtivo” e continuar seguindo sua rotina com ideias e práticas de outras pessoas não será o bastante.

Compreender o parâmetro das suas atividades, se tornar ansioso buscando que ação que quebrará o seu negócio faz você pirar!

Por isso, para pensar a longo prazo, analisar quem você é hoje e quem busca se tornar, seja profissionalmente, seja pessoalmente é uma atitude a ser tomada. Parar o tempo, a correria do seu dia a dia e recarregar as baterias, é isso que você precisa fazer.
E tal fato só consegue acontecer quando você valoriza o seu redor e se desconecta do mundo virtual. Assim, é possível valorizar aquilo que sempre teve ao seu alcance.

É possível compreender sobre os dados que foram fornecidos sobre o seu negócio e afins e pensar fora da caixa.
Ter ideias inovadoras (muitas vezes arriscadas) é o diferencial entre você e a pessoa ao seu lado e se desconectando você pode conseguir alcançá-las.

Muitos fundadores de empresas bem-sucedidas, empresários e empreendedores só atingiram esse patamar devido suas ideias.
E elas, conseguem ser melhor exploradas em um ambiente propício e sem distrações como o uso das tecnologias.
Recarregue sua vontade de trabalhar, pense e inove e diminua o seu estresse se conectando com a natureza ou apenas se desligando do mundo tecnológico, 2 a 3 dias pode ser o bastante.

Desse modo, a qualidade do seu trabalho é capaz de aumentar e aquela sensação de prazer com aquilo que você faz pode ser redescoberta.
Após compreender a importância de se desconectar e colher seus benefícios, venho informar que é possível também reduzir o seu estresse e melhorar a sua rotina com práticas diárias, mas em menor escala.

Se desconectar por no mínimo 10 minutos e olhar para o seu âmago, aquilo que é importante na sua rotina e diminuir o seu nível de estresse diário é possível através da prática do Mindfulness.

Mindfulness e seus benefícios

O Mindfulness (“Atenção Plena”) é uma prática com embasamento na meditação oriental e que tem por objetivo focalizar a sua mente no momento presente e na tarefa que você realizará.

A prática, assim como a meditação, vem ganhando força e embasamento científico de modo a se unirem aos tratamentos considerados convencionais (medicação, terapia e afins) para problemas como depressão, ansiedade e até mesmo TEPT (Transtorno de Estresse Pós-traumático), além de ser capaz de melhorar a saúde física.

Estudos comprovaram que através da prática frequente da Mindfulness é possível influenciar as áreas do cérebro responsável pelo foco e atenção fazendo-a se expandir e produzir mais neurônios, bem como reduzir áreas como relacionadas com o sentimento de ansiedade, medo e estresse.

Isso é possível devido a capacidade do cérebro de se adaptar e responder aos estímulos certos, e como essa adaptação, devido à neuroplasticidade, requer tempo, a prática precisa ocorrer durante, no mínimo, 8 semanas.

Porém, quanto maior o tempo de prática maiores serão os benefícios a serem colhidos.
Desse modo, o mindfulness é capaz de impactar a sua saúde mental, física e o seu bem-estar.

Com prática recorrente, o Mindfulness é capaz de ajudar e precaver contra doenças cardiovasculares, diminuir a pressão arterial, aliviar o estresse e dores crônicas bem como melhorar o sono.

Relacionando-se com a saúde mental, a prática pode auxiliar no tratamento de distúrbios alimentares, depressão, transtornos obsessivos-compulsivos (TOC), distúrbios ansiosos e muitos outros.
O impacto no bem-estar imediato se refere à uma maior sensação de prazer, maior foco e concentração, formação de conexões e relacionamentos mais profundos e saudáveis, menores preocupações com futuro, maior auto-estima.

Estudos também indicaram que o Mindfulness é recomendado para todo o tipo de pessoa, seja um empresário, vendedor, estudantes, adolescente e até mesmo crianças.

Confira alguns dos benefícios do Mindfulness:

● Diminuição do estresse e sofrimento psicológico em adultos e funcionários;
● Diminuição da ansiedade, depressão, preocupação e ruminação (prática de forçar os músculos da mandíbula durante o sono);
● Redução da sensação de cansaço e irritação com trabalho;
● Saúde mental e funcionamento aprimorados;
● Maior regulação emocional e autocontrole;
● Uma diminuição nas rotações e intenções de rotatividade no trabalho;
● Melhor desempenho no trabalho;
● Maior capacidade de lidar com o bullying;
● Maior resiliência em crianças.
● Incidência reduzida de problemas com o consumo e sintomas associados ao problema de vícios;
● Melhor desempenho acadêmico dos alunos, devido à maior capacidade de foco e maior atenção;
● Habilidades sociais e relacionais aprimoradas;
● Redução de agressões e comportamentos problemáticos em crianças;

Praticando o Mindfulness no trabalho

A prática do Mindfulness se relaciona com o seu tempo disponível bem como o local a ser realiza a prática.
Para isso, encontrar o local e o momento certo do dia pode ser essencial. Opte por lugares calmos e com pouco barulho, e onde se sinta à vontade.

Quanto ao horário do dia, você pode realizá-lo duas vezes ao dia, ao chegar e durante o horário de almoço como alternativa para recarregar a sua mente e focalizar nas suas tarefas, ou sempre que necessitar.

Para a prática, primeiramente, saiba que o Mindfulness e a meditação se encontram neste tópico. Muito da prática do Mindfulness pode ser considerado uma meditação.
● Assim, para começar a estabelece o Mindfulness primeiramente aquiete sua mente.
● Focalize na sua respiração e no movimento de subida e descida do seu tórax. Deixe sua mente vagar e deixe as ideias e pensamentos fluírem, sem se fixar em nada, seja emoções, pensamentos ou sensações.
● Após isso, comece a ampliar o seu escopo de sensações e perceba o ambiente em que esta, sons, cheiros, imagens… não focalize em nada, deixe que o pensamento flua.
● Aceite o que passa pela sua mente sem julgamentos, redirecione a sua mente para o presente, para o momento que você está praticando, a posição, o que seu corpo sente, a sua respiração.
● Caso perca a concentração, acalme-se e comece novamente. Lembre-se de não fixar nenhum pensamento, sem ficar pensando nos passos daquela tarefa que precisa realizar, sem se preocupar com o tempo.
● Nesse momento de prática, compreender e apreciar o seu presente que é o importante.

Caso encontre muitas dificuldades em compreender a prática, lembre-se que as técnicas do Mindfulness podem ser divididas em cinco áreas subsequentes e complementares:

Meditação básica: Onde a respiração e o silêncio ou um mantra de sua escolha são praticados para aquietar a mente.
Sensações físicas: O próximo passo é se permitir sentir o que o seu corpo está fazendo, a posição que se encontra, uma coceirinha aqui, outra ali, concentrando-se em cada região do fio de cabelo ao dedo do pé.

Sensações: O próximo foco é compreender o local que se encontra, o cheiro, as imagens e cores, os sons, os sabores.

Emoções: A seguir, a concentração se foca no que você sente naquele momento, raiva, frustração, alegria, cansaço…
Pensamentos que surgem: Por fim, o foco se encontra nos pensamentos que você está tendo no momento, sejam bons ou ruins, sem julgá-los ou julgar a você mesmo por estar tendo-os.

E assim, você é capaz de esvaziar a sua mente e estar pronto para focar e concentrar-se no momento presente.
Busque também, compreender melhor sobre as diferentes práticas de meditação para ajudá-lo melhor na prática do Mindfulness.
Deixe seu ambiente de trabalho mais propício para que você desenvolva mais paz mental.

Conhecendo o Mindfulness e como praticá-lo, é o momento de compreender como tornar o seu ambiente de trabalho em um local propício.
A prática por si só pode ocorrer em uma cadeira, uma almofada ou onde tiver. Contudo, opte por escolher lugares limpos e organizados, assim organize o local da sua prática.

Busque se conectar com a natureza, coloque uma planta no seu local de trabalho. Assim, você pode acompanhar seu crescimento e desenvolvimento e torná-la um foco para sua mente.
E ainda, busque escutar músicas calmas e relaxantes e que convidem você a se focar.
Ao realizar uma tarefa desafiadora, pratique o mindfulness e desligue-se de todos os aparelhos eletrônicos que serão desnecessários, silencie o celular e caso não seja necessário, desligue a internet.

Retire da sua linha de visão o material necessário para a realização de outras tarefas, mantenha somente o necessário para a atividade do seu enfoque na sua linha de visão.
Ajude a sua mente a se focar. Busque manter o seu local o mais clean possível, sem grandes distrações, sem muitas cores ou post-it ao redor, a menos que sejam referentes ao seu foco.
Torne o seu ambiente profissional no seu recanto para paz interior.

Conclusão

Saber apreciar o que está a sua volta, valorizar a natureza e olhar para dentro de si podem parecer ações clichês, mas que mesmo em desuso podem ajudá-lo a alcançar aquilo o que busca.

Somente reagir após uma determinada ação ou se anteceder brevemente aos problemas pode estar no seu caminho para o sucesso.
Em uma sociedade sem tempo, a criatividade é deixada de lado, mas o tempo das inovações é o agora.

Por isso, conseguir se desconectar e realmente valorizar e dar importância a realização de uma única tarefa pode ser o necessário para o surgimento de ideias únicas e sem igual.

Além disso, uma correria continua e um alto nível de estresse afeta o seu prazer com o trabalho, de modo a se encontrar constantemente cansado e ansioso.

Como solução, uma ida a um retiro natural sem internet ou ainda a prática do mindfulness com foco em uma determinada atividade pode ser o que é preciso para recuperar a sua paz interior e sua vontade de seguir.
Lembre-se, ninguém é completamente imune ao estresse, porém você não deve deixá-lo ditar a sua vida e afeta a sua saúde.

Valorize a sua saúde mental, tente incluir na sua rotina as práticas que explicamos e tenha interesse em buscar mais sobre o assunto.

Realize o mindfullness regularmente para obter seus benefícios e melhor a sua saúde mental e também física.

Não é preciso muito, caso não tenha tempo, 10 minutos todos os dias bastam. Será um tempo investido e que se converterá em um maior nível de produtividade e consequentemente mais tempo para você.

Indique nos comentários se você pratica o mindfullness ou qualquer outra atividade desse tipo como yoga ou meditação, assim como as diferenças que as mesmas implicaram na sua vida.

Cuide-se sempre, um dos seus bens mais importantes é a sua mente. Saiba disso, e busque oferecê-la paz para ser mais feliz.

“Sem paz interior, a paz exterior é impossível. Se não mantivermos um estado mental sereno, não seremos felizes ainda que tenhamos condições ideais. Por outro lado, quando nossa mente está em paz, somos felizes mesmo que nossas condições externas sejam desagradáveis.
Portanto, o desenvolvimento dessas qualidades é da maior importância para nossa felicidade diária.” Geshe Kelsang Gyatso

Equipe Webby