Facebook agora permite sinalizar hoaxes e notícias falsas na rede social
facebook midias sociais

Os posts falsos que viralizam no Facebook agora pode ser reportados como “notícia enganosa”. O já popular hoaxes (fraude, em inglês) geralmente são brincadeiras de mau gosto. As mensagens tem como objetivo convencer o leitor de que trata-se de um assunto real como, por exemplo, a morte de uma celebridade, a epidemia de uma doença e outros tantos assuntos polêmicos online e nas redes.

À medida que muitas pessoas marcarem um post como falso, comentarem desmentindo a informação ou mesmo excluírem posts enganosos, estes vão aparecer com menos frequência no feed de notícias e, eventualmente, um aviso alertará que diversos usuários relataram que a publicação não é verdadeira. A partir dessas denúncias, os chamados “hoaxes” terão menos alcance no news feed da rede social.

Segundo o Facebook, em testes realizados, percebeu-se que muitas pessoas compartilham mensagens falsas incluindo links, fotos, vídeos e atualização de status. Esses usuários também tendem a excluir mensagens enganosas após serem alertados pelos amigos, por meio dos comentários.

A rede social ainda afirma que os conteúdos identificados como satíricos não serão afetados e que somente os perfis que costumam publicar muitos “hoaxes” irão notar que suas publicações passarão a diminuir.

Segundo o Facebook, hoaxes são uma forma de spam que inclui os chamados scams (clique aqui para ganhar um brinde, por exemplo), ou notícias deliberadamente falsas ou enganosas. Ainda de acordo com o site, quando um usuário clicar para ocultar um post, também verá a opção de relatar o conteúdo como “notícia falsa”.

O recurso foi anunciado em inglês e deve chegar aos poucos a todos os usuários da rede social.

By Techtudo