Twitter lança aguardada API para publicidade.
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O Twitter anunciou através de um post no blog do serviço, a tão aguardada API para publicidade, que permitirá que as agências digitais criem campanhas mais sofisticadas na plataforma. É um recurso a mais na cesta de ofertas da empresa, após a criação dos Tweets Patrocinados, em 2010, que permite o envio de anúncios para um público segmentado e, mais recentemente, as Contas Patrocinadas.
Com a Ads API o Twitter pretende tornar mais fácil para as agência e os anunciantes gerenciar campanhas e obter maior retorno da publicidade realizada no microblog.  E também a segmentação das campanhas. Ferramentas  usando a API permitirá às agências e anunciais entregar a mensagem certa, para o público certo, no desktop e em dispositivos móveis.
“Nós estamos testando a API para publicidade desde janeiro, com nossos parceiros, e hoje decidimos lançá-la oficialmente”, diz o anúncio.
Cinco parceiros já estão usando a API hoje: Adobe, Hootsuite, Salesforce, SHIFT e TBG Digital. De acordo com o texto assinado pela gerente de produto Abril Underwood  (@ aunder), esses parceiros foram escolhidos por já oferecem produtos que atendem a algumas das necessidades mais prementes dos anunciantes, e o microblog já está avaliando novos parceiros para participar do programa.
Nos próximos meses, o Twitter vai começar a certificar produtos de publicidade que se integrem a Ads API para aumentar a  eficiência do marketing e o ROI, segundo o anúncio.  O Programa de Certificação de Produtos Twitter vai incluir produtos direcionados aos anunciantes.
Por falar em parceiras, hoje, mais cedo, duas horas antes do anúncio oficial do lançamento da Ads API, em uma coletiva de imprensa convocada pelo Twitter no Brasil, Guilherme Ribenboim, CEO do microblog no país, confirmou que três empresas da América Latina já estão em processo avançado de certificação. Evitando citar nomes, Ribenboim disse apenas que duas são brasileiras. Em dezembro, ao anunciar a abertura de um escritório do Twitter no país, ela já havia dito que o programa de certificação de parceiros seria uma das primeiras atividades da equipe no país.
Na mesma coletiva, quando perguntei sobre a possibilidade de lançamento da API e o andamento da certificação de parceiros brasileiros,  Guy Yalif, líder de marketing de produtos do Twitter chegou a afirmar que a Ads API estava nos planos na empresa, mas não tinha notícias de lançamento imediato, especialmente no Brasil. Mais tarde, pelo Twitter, confirmou o anúncio. Segundo ele, clientes dos cinco parceiros, em todo o mundo, já têm acesso à ferramenta.
O Twitter faturou 259 milhões dólares  em 2012 com publicidade, segundo a eMarketer. O Brasil é um dos países nos quais o microblog investirá diretamente para aumentar as receitas com publicidade digital, sobretudo aproveitando o fenômeno da segunda tela, a partir do uso simultâneo do Twitter com a TV.

Fonte: www.idgnow.uol.com.br