Coworking: A tendência do uso de espaços de trabalho compartilhados

Coworking ou espaços de trabalho compartilhados estão crescendo em popularidade, eles são vistos agora como a norma. Empresas como o Coworking Webtrends estão atendendo à demanda por essa nova maneira de trabalhar. Existem muitos usos diferentes para o espaço compartilhado, e uma grande variedade de indivíduos e empresas os utiliza.
Algumas inclusive utilizam estes Coworkings para locação de endereço fiscal. Isso normalmente é utilizado quando uma empresa demanda abrir uma filial em outra cidade mas não deseja montar uma estrutura física.

Através de um contrato de locação de endereço fiscal a empresa pode registrar o CNPJ no endereço do Coworking.
Cinco dos principais usuários de um espaço de trabalho compartilhado são freelancers, trabalhadores remotos que viajam, iniciantes, startups e estudantes. Abaixo estão algumas informações sobre como esses cinco tipos de pessoas e empresas estão usando e utilizando espaços de escritório compartilhados.

Freelancers

Como os freelancers não trabalham para uma empresa e trabalham inteiramente para si mesmos, os espaços de trabalho compartilhados são a solução ideal. Pode ser difícil para um freelancer trabalhar em casa. Talvez seja muito barulhento, ou eles não têm os móveis ou a iluminação certos para funcionar corretamente.

Eles também poderiam experimentar uma cafeteria; no entanto, eles geralmente são altos e perturbadores. Os espaços de trabalho em equipe oferecem um ambiente mais convencional para um freelancer concluir seu trabalho sem aborrecimentos. Muitos freelancers estão aproveitando empresas como o Coworking Webtrends para encontrar o espaço perfeito para atender às suas necessidades.

Trabalhadores remotos que viajam

Houve um enorme aumento de trabalhadores remotos, outro nome para quem são trabalhadores ‘nômades’ . Esses indivíduos podem se envolver em qualquer setor, como ensino on-line, marketing digital, ajuda virtual, treinamento on-line e muito mais. São pessoas que trabalham para que possam viajar e se movimentar quando quiserem.

O espaço de trabalho compartilhado na área que eles visitarão em seguida será extremamente vantajoso para eles. É difícil encontrá-lo, no entanto, se você não tiver ajuda. O uso de sites de pesquisa de coworking elimina os problemas do processo para o nômade digital. Existem muitos sites de espaço de trabalho por aí, dependendo do destino. No entanto, por exemplo, o Coworking Webtrends atende a pessoas que vivem no interior do estado de São Paulo, mais precisamente em Ribeirão Preto – SP.

Iniciantes

Pode ser tão difícil tentar montar seu próprio negócio. Você ficará preocupado com a quantidade de despesas que se acumulam e sem fluxo de caixa chegando. As startups utilizam espaços de trabalho compartilhados por esse motivo. Alugar um escritório inteiro, quando pode ser apenas você e mais alguns funcionários, é impraticável e muito caro.

Outra vantagem para uma startup usar um espaço de trabalho conjunto é a falta de comprometimento necessário, pois você não precisaria assinar um contrato de vários anos (o que é comum).
Coworkings normalmente exigem pagamento mensal, o que seria muito benéfico para uma empresa com restrições financeiras. É também um ótimo lugar para se conectar, ter um ambiente de trabalho saudável e conhecer pessoas interessantes e qualificadas.

Alunos

Você pode pensar que são apenas profissionais que colhem os benefícios de um escritório com espaço compartilhado. Indivíduos da educação de terceiro nível ou estudantes adultos também podem achar útil. Um aluno que está achando muito difícil estudar devido a muitas distrações encontrará espaços de coworking excelentes.
Eles podem aumentar sua produtividade, pois há menos interrupções. Os alunos também podem colaborar com seus colegas de classe se decidirem alugar um espaço de trabalho conjunto. Essa colaboração seria uma excelente opção se os alunos compartilharem um projeto e precisarem trabalhar juntos em uma tarefa compartilhada.

Startups

Startups são empresas que normalmente possuem conceitos inovadores e disruptivos. Essa é a essência desse perfil de empresa.
E exatamente por esse tipo de mentalidade, existem muitas startups que tem aderido ao modelo de coworking para seus espaços de trabalho. E isso tem acontecido não somente quando a startup esta se estabelecendo, mas também em empresas que já estão no mercado há algum tempo e com estruturas muito boas.

Trabalhar em um ambiente de coworking gera menos investimento em estrutura física e a empresa não precisa se preocupar com manutenção, limpeza e outros serviços relacionados ao espaço físico e ambiente de trabalho.
É cada vez mais comum isso acontecer. Outra vantagem deste tipo de ação é a possibilidade de mudar de um local físico para outro sem muita dificuldade. A qualquer momento que a startup queira fazer uma mudança ela faz sem nenhum impedimento.

Estes são alguns exemplos principais dos usos de espaços de trabalho conjunto, e existem muitos outros. Eles podem ser extremamente úteis para trabalhadores individuais ou empresas. Além disso, são uma ótima alternativa ao ambiente de trabalho mais tradicional e fica claro por que eles estão crescendo tanto em popularidade. E não parece que essa popularidade vai desaparecer em breve!

Equipe Webby

Leave a Comment