Estratégia de Marketing para Pequenas Empresas

Sua empresa tem um bom produto, um bom serviço… mas ninguém encontra você?

A maioria das pessoas descobre novos negócios pelo celular. Antes de comprar ou contratar, elas pesquisam, comparam e só depois decidem. Se sua empresa não aparece bem posicionada, com uma presença clara e confiável, o cliente passa direto e fecha com a concorrência.

Com a estratégia certa, é possível mudar esse cenário. Mesmo com orçamento limitado, pequenas empresas podem atrair mais atenção online, gerar confiança e vender mais. Tudo isso com ações bem direcionadas, baseadas em dados, conteúdo útil e um site que realmente funcione como ponto de contato com o público.

Se você quer aumentar o alcance da sua marca e conquistar mais clientes, está no lugar certo. Veja agora como montar uma estratégia de marketing para pequenas empresas, com foco em resultado e crescimento real  e por onde começar com pouco investimento e impacto direto.

Por que fazer uma estratégia de marketing para pequenas empresas? 

Se você está começando uma nova pequena empresa ou já possui uma, você precisa desenvolver uma estratégia de marketing que priorize uma forte presença online. Com 97% das pessoas pesquisando empresas locais de forma on-line, é essencial que esses futuros clientes em potencial possam te encontrar na internet e visitar seu website.

No entanto, expandir sua pequena empresa no cenário digital não é fácil. Entre definir seu público-alvo, promover seus serviços e divulgar, é simples entender por que você ficaria sobrecarregado.

Mas não se preocupe! Com as estratégias certas e profissionais capacitados para fazer isso, você pode entrar no caminho certo para aumentar a popularidade do seu negócio e suas vendas.

Como construir uma estratégia de marketing para pequenas empresas?

As pequenas empresas geralmente trabalham com um orçamento baixo de marketing, como resultado, pode ser um desafio ganhar visibilidade em uma comunidade local.

Cerca de 50% das pequenas empresas não possuem uma estratégia de marketing digital adequada para a sua persona.

Com as ferramentas digitais certas, você pode dimensionar seus esforços de marketing para empresas recém abertas para conquistar mais clientes.

Antes de começar a traçar a estratégia de marketing para pequenas empresas você precisa considerar alguns pontos:

  • Entenda os problemas e prioridades do seu público-alvo para poder apresentar seu negócio como a solução.
  • Crie uma proposta forte que o diferencie de seus concorrentes.
  • Defina metas de desempenho para que você possa concentrar seu orçamento e recursos no cumprimento dos objetivos.
  • Identifique como você pode alavancar os clientes atuais para se tornarem defensores da sua marca.
  • Use ferramentas promocionais gratuitas e automação, quando aplicável.

webdesigner analisando estrategias de marketing

7 estratégias de marketing para pequenas empresas

Embora a combinação possa ser de tentativa e erro, dedicar tempo e orçamento ao seu marketing será recompensado em vendas e reputação da marca. Listamos 6 estratégias de marketing para pequenas empresas para você dar o start no marketing do seu negócio.

1. Criação de site 

A criação de site é o pontapé inicial na estratégia de marketing para pequenas empresas e de qualquer outro porte.

Desenvolver um site profissional, rápido e mobile, além de trazer credibilidade a sua empresa, ele será a ferramenta principal para a sua campanha de marketing e a porta de entrada para os principais usuários e futuros clientes.

2. Otimização do Mecanismo de Busca

Além de desenvolver um site impressionante, a otimização de busca (SEO) é talvez a estratégia de marketing mais impactante para pequenas empresas. SEO é o processo de otimização de seu site e conteúdo para mecanismos de pesquisa ou usuários finais para encontrar sua empresa facilmente.

Você pode implementar SEO por:

  • Criando uma conta do Google Meu Negócio
  • Solicitando avaliações de seus clientes
  • Otimizando seu site com palavras-chave locais
  • Criação de postagens de blog ou vídeos relacionados à comunidade local
  • Usando páginas de localização
  • Concentrando-se em obter backlinks de alta qualidade

3. Google Adwords

As campanhas do Google Adwords são bem eficazes, principalmente para quem está iniciando e ainda não consegue se destacar na busca orgânica. A publicidade de pagamento por clique (PPC) permite que pequenas empresas exibam anúncios quando os consumidores pesquisam determinadas palavras-chave em um mecanismo de pesquisa e você paga toda vez que alguém clica em seu anúncio. Essa estratégia exige investimentos constantes no Google, mas é uma das principais ferramentas utilizadas na estratégia de marketing para pequenas empresas.

4. E-mail Marketing

Com uma projeção de 4,3 bilhões de usuários de e-mail até o final de 2023, o marketing por e-mail é uma excelente maneira de atingir seu público-alvo.

Você pode enviar campanhas aos clientes com base em uma ação, como se inscrever para uma consulta ou enviar boletins informativos regulares com atualizações de produtos e empresas.

Para usar o email marketing com sucesso, considere as seguintes táticas:

  • Segmente seus clientes com base em dados demográficos ou atividades
  • Use um CRM para automatizar o envio de e-mails no momento certo
  • Desenvolva linhas de assunto atraentes para garantir que seu e-mail seja clicado

5. Mídias sociais

Se você deseja alcançar um público maior e se envolver com os clientes regularmente, a mídia social é um item obrigatório na estratégia de marketing para pequenas empresas. Embora possa não ser o maior impulsionador do crescimento das vendas , pode ajudá-lo a atingir as metas de reconhecimento e marca.

O usuário médio gasta 3 horas por dia nas mídias sociais. Embora possa parecer intimidador no início, é essencial não se espalhar demais e entrar em todas as plataformas.

Em vez disso, concentre-se no seu público-alvo. Onde eles estão gastando mais tempo? Que tipo de conteúdo eles gostam? Como você pode causar o maior impacto?

Dependendo das necessidades do cliente, considere as seguintes plataformas:

  • Facebook: Poste fotos divertidas, atualizações de status e histórias de sucesso de clientes.
  • Twitter: compartilhe notícias e responda às perguntas dos clientes em tempo real.
  • Pinterest: espalhe conteúdo visual como blogs, infográficos, e-books rapidamente.
  • YouTube: domine com conteúdo de vídeo de marca e gerado pelo usuário.
  • Instagram: exiba imagens de alta resolução que mostram seus serviços.

Depois de descobrir onde seu público está, crie um plano de conteúdo realista e um cronograma de publicação. Mantenha-se consistente por algumas semanas e não tenha medo de fazer pequenos ajustes ao longo do caminho.

6. Marketing de conteúdo

O que deve estar no centro de sua estratégia de marketing para pequenas empresas? Marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é o ato de desenvolver e publicar conteúdo de alta qualidade que seja valioso para seu público-alvo. Ele deve abordar seus desafios e necessidades enquanto posiciona sua empresa como a solução por meio de uma narrativa criativa.

É importante observar que o marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo. Levará um tempo significativo para criar relacionamento com seus clientes e mecanismos de pesquisa. No entanto, quando feito corretamente, o marketing de conteúdo pode posicionar sua empresa como líder do setor e construir relacionamentos duradouros com seu público.

A qualidade do conteúdo que você cria é inestimável. Cada empresa tem um campo de especialização e você pode capitalizar sua valiosa experiência compartilhando seu conhecimento online. Os clientes encontram seu conteúdo ao pesquisar informações sobre o tópico.

Apenas certifique-se de combinar esforços de conteúdo com otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), para que seu conteúdo apareça nas pesquisas do Google.

Além disso, o conteúdo não é apenas texto. O conteúdo escrito pode ser aprimorado com elementos visuais impactantes.

7. Avaliações e Depoimentos 

Além do conteúdo que você cria, o produto ou serviço que você oferece tem um grande impacto na sua presença online.
Encoraje seus clientes a deixarem avaliações sobre a experiência deles com a sua empresa. Aqui estão algumas dicas:

  • Incentivar avaliações – facilite a postagem de avaliações e tenha um link onde as pessoas possam ler as avaliações.
  • Responda às críticas negativas –  tente resolver os problemas e melhorar a disposição do cliente.
  • Considere o uso de um software de avaliação on-line – aproveite ao máximo o feedback dos clientes e as avaliações on-line.
  • Certifique-se de que suas avaliações sejam orgânicas – não sabote sua reputação com avaliações pagas.

Estratégia de marketing e criação de site para pequenas empresas

As estratégias de marketing mencionadas acima são apenas algumas das diversas estratégias de marketing para pequenas empresas, mas que podem ser aplicadas para outro tipos de empresas e negócios.

Todas essas ferramentas de marketing são comprovadas e funcionam para milhares de empresas e podem funcionar para você também.
Ressaltando que sempre vale a pena considerar a contratação de profissionais em marketing.

E na criação de site para pequenas empresas, você sabe que pode contar com a Agência Webby, que está há mais de uma década criando sites e soluções para empresas de todo o Brasil.

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Murillo Renno