Afinal, você sabe o que é um conteúdo de valor?
Você sabe o que é um conteúdo de valor e como ele pode ser utilizado em sua estratégia de comunicação e marketing?
Esse tipo de conteúdo é conhecido pela sua confiabilidade, já que traz questões que são relevantes para o leitor e que ainda podem trazer mais segurança. Com isso, a pessoa consegue obter as respostas que precisa para solucionar seus problemas.
Ou seja, o conteúdo de valor é relevante e está presente nas estratégias de marketing digital, assim como do marketing de conteúdo. É uma forma que sua empresa tem de atrair o público-alvo, trazendo informações sobre um produto ou serviço.
Diante da importância do tema, nesse artigo falaremos sobre o que é um conteúdo de valor e como ele pode ser feito. Acompanhe a seguir!
O conceito de marketing de conteúdo
O primeiro ponto é compreender o conceito de marketing de conteúdo. Ele representa o conjunto de ações e de práticas que são feitas com a finalidade de atrair os clientes da sua empresa, por meio de um conteúdo que seja significativo e relevante.
Ou seja, esse é um tipo de conteúdo que contribui para resolver os problemas dos usuários, assim como dos consumidores da empresa.
Esse tipo de ação colabora para atrair e captar clientes em potencial do seu negócio. Além disso, essa é uma técnica que colabora também para:
- Aumentar a autoridade da marca;
- Fazer com que sua empresa seja vista pelo consumidor;
- Contribuir para o aumento do número de vendas;
- Servir como finalidade educativa para o cliente.
Inclusive, o marketing de conteúdo faz parte da estratégia de inbound marketing, sendo assim trata-se de atividades ligadas à elaboração de um material que consiga atrair, encantar e converter o público para a realização de alguma atividade em sua empresa.
Assim podemos entender que investir nessa ação representa chamar a atenção do usuário e conseguir diferenciar sua marca diante dos concorrentes.
A partir desse entendimento, vamos compreender de modo específico como o conteúdo de valor se insere nesse meio.
Entenda o que é o conteúdo de valor
Essa é uma estratégia que faz parte da área do marketing digital e que tem como foco agregar informações que sejam relevantes para o seu cliente. Dessa forma, esse é um material publicitário que é conhecido por trazer uma informação qualificada.
Ou seja, representa a produção de um conteúdo que agregue informação e que seja relevante para o seu público-alvo. A produção de um conteúdo com qualidade pode ser inserida em diversos formatos, desde:
- Conteúdos para blogs;
- Posts nas redes sociais;
- E-books;
- Email marketing;
- Vídeos;
- Dentre outros.
Na internet, assim como se apropriando das técnicas de marketing digital, as possibilidades realmente são infinitas. Dito isso, é essencial compreender como esse tipo de conteúdo pode ser feito na prática.
O conteúdo de valor na prática
A partir da compreensão do conceito, vamos entender na prática como isso pode ser feito dentro da sua empresa. Dessa forma, separamos um passo a passo que pode te ajudar!
- Conheça o público-alvo;
- Identifique os canais de comunicação;
- Pesquise e busque referências sobre o tema;
- Realize a produção de conteúdo;
- Aposte nas técnicas do Google para que seu conteúdo seja encontrado.
Falaremos sobre cada uma dessas ações a seguir.
Primeiro, é essencial conhecer o público-alvo e conseguir identificar quem será sua persona. Isso representa dizer que é necessário desenvolver um conhecimento sobre nome, localização, gênero, interesses, estilo de vida, valores, dentre outros.
Além disso, é necessário conhecer quais serão os canais e os formatos do seu conteúdo. Os canais afetam a linguagem, assim como o tipo de material que será publicado.
Por isso, busque identificar se esse conteúdo estará presente em sites, redes sociais, email marketing ou em outras plataformas.
O conteúdo precisa ser rico em informações relevantes, por isso, pesquise e busque referências sobre o tema para atrair os clientes da forma correta.
Por fim, é muito importante apostar nas técnicas e diretrizes do Google para que seu conteúdo seja encontrado.
De nada adianta ter um ótimo conteúdo se ele não estiver acessível. Por isso, é fundamental que você conheça as técnicas de SEO, que visam otimizar os mecanismos de busca.
Agora que você já tem essas dicas é só colocar a mão na massa e visualizar os resultados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.