Afinal, você sabe o que é um conteúdo de valor?

Afinal, você sabe o que é um conteúdo de valor?

Você sabe o que é um conteúdo de valor e como ele pode ser utilizado em sua estratégia de comunicação e marketing

Esse tipo de conteúdo é conhecido pela sua confiabilidade, já que traz questões que são relevantes para o leitor e que ainda podem trazer mais segurança. Com isso, a pessoa consegue obter as respostas que precisa para solucionar seus problemas.

Ou seja, o conteúdo de valor é relevante e está presente nas estratégias de marketing digital, assim como do marketing de conteúdo. É uma forma que sua empresa tem de atrair o público-alvo, trazendo informações sobre um produto ou serviço. 

Diante da importância do tema, nesse artigo falaremos sobre o que é um conteúdo de valor e como ele pode ser feito. Acompanhe a seguir!

O conceito de marketing de conteúdo

O primeiro ponto é compreender o conceito de marketing de conteúdo. Ele representa o conjunto de ações e de práticas que são feitas com a finalidade de atrair os clientes da sua empresa, por meio de um conteúdo que seja significativo e relevante. 

Ou seja, esse é um tipo de conteúdo que contribui para resolver os problemas dos usuários, assim como dos consumidores da empresa. 

Esse tipo de ação colabora para atrair e captar clientes em potencial do seu negócio. Além disso, essa é uma técnica que colabora também para:

  • Aumentar a autoridade da marca;
  • Fazer com que sua empresa seja vista pelo consumidor;
  • Contribuir para o aumento do número de vendas;
  • Servir como finalidade educativa para o cliente. 

Inclusive, o marketing de conteúdo faz parte da estratégia de inbound marketing, sendo assim trata-se de atividades ligadas à elaboração de um material que consiga atrair, encantar e converter o público para a realização de alguma atividade em sua empresa. 

Assim podemos entender que investir nessa ação representa chamar a atenção do usuário e conseguir diferenciar sua marca diante dos concorrentes. 

A partir desse entendimento, vamos compreender de modo específico como o conteúdo de valor se insere nesse meio.

bill gates frase famosa
“Conteúdo é rei” – Bill Gates

Entenda o que é o conteúdo de valor 

Essa é uma estratégia que faz parte da área do marketing digital e que tem como foco agregar informações que sejam relevantes para o seu cliente. Dessa forma, esse é um material publicitário que é conhecido por trazer uma informação qualificada. 

Ou seja, representa a produção de um conteúdo que agregue informação e que seja relevante para o seu público-alvo. A produção de um conteúdo com qualidade pode ser inserida em diversos formatos, desde:

  • Conteúdos para blogs;
  • Posts nas redes sociais;
  • E-books;
  • Email marketing;
  • Vídeos;
  • Dentre outros. 

Na internet, assim como se apropriando das técnicas de marketing digital, as possibilidades realmente são infinitas. Dito isso, é essencial compreender como esse tipo de conteúdo pode ser feito na prática. 

O conteúdo de valor na prática 

A partir da compreensão do conceito, vamos entender na prática como isso pode ser feito dentro da sua empresa. Dessa forma, separamos um passo a passo que pode te ajudar!

  • Conheça o público-alvo;
  • Identifique os canais de comunicação;
  • Pesquise e busque referências sobre o tema; 
  • Realize a produção de conteúdo;
  • Aposte nas técnicas do Google para que seu conteúdo seja encontrado. 

Falaremos sobre cada uma dessas ações a seguir. 

Primeiro, é essencial conhecer o público-alvo e conseguir identificar quem será sua persona. Isso representa dizer que é necessário desenvolver um conhecimento sobre nome, localização, gênero, interesses, estilo de vida, valores, dentre outros.

Além disso, é necessário conhecer quais serão os canais e os formatos do seu conteúdo. Os canais afetam a linguagem, assim como o tipo de material que será publicado. 

Por isso, busque identificar se esse conteúdo estará presente em sites, redes sociais, email marketing ou em outras plataformas.

O conteúdo precisa ser rico em informações relevantes, por isso, pesquise e busque referências sobre o tema para atrair os clientes da forma correta. 

Por fim, é muito importante apostar nas  técnicas e diretrizes do Google para que seu conteúdo seja encontrado. 

De nada adianta ter um ótimo conteúdo se ele não estiver acessível. Por isso, é fundamental que você conheça as técnicas de SEO, que visam otimizar os mecanismos de busca

Agora que você já tem essas dicas é só colocar a mão na massa e visualizar os resultados. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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