Deep web e dark web: o que é e qual a diferença entre eles

Deep web e dark web são termos que com certeza você já ouviu falar e muitas pessoas acham que se tratam da mesma coisa, quando na verdade, não é bem assim!

A maioria das pessoas sabe sobre a existência da deep web e dark web, mas nunca acessaram. O que acaba ocasionando curiosidade.

Em geral, as pessoas acessam a internet para finalidades cotidianas, como pesquisas no Google, ouvir músicas no YouTube e acessar redes sociais.

Mas essa parte rotineira da internet é somente uma de suas finalidades. A internet é muito maior que esse uso cotidiano e possui versões como a deep web e dark web.

Nós vamos te explicar melhor sobre esse tema, para que você conheça um pouco mais sobre todo o potencial da internet.

Surface: a parte “amigável” da internet

Antes de mais nada, é útil entender que no cotidiano, você está utilizando a Surface. Essa é a parte que a maioria das pessoas acessa na internet.

Enquanto você está lendo esse conteúdo, está acessando a Surface. Que é onde estão alocados blogs, YouTube, redes sociais em geral e todo o conteúdo entendido como “amigável” da internet.

Muito embora essa parte da internet também seja usada para coisas ruins, a Surface sempre é considerada a parte mais amigável.

Algo de “ruim” da Surface é que a privacidade de quem está utilizando essa área da internet é facilmente corrompida.

Muitas empresas se apropriam de dados dos usuários e vendem essas informações que deveriam ser sigilosas.

É comum que, o uso de dados seja explicitado pela empresa em seu termo de uso ou termo de condições, mas a maioria dos usuários aceita sem ler.

Esse é um equívoco que coloca os dados pessoais em risco. Mas não estamos aqui apenas para falar da surface!

Agora que você já sabe que existem “partes” da internet, é hora de entender a diferença da dark web e deep web.

Deep web: não é acessível por indexadores de busca

Se você digitar deep web no Google e tentar acessar, saiba que não vai funcionar! A deep web é justamente uma parte da internet que não está indexada em motores de busca.

Ou seja, um usuário normal não vai acessar essa parte da internet procurando por ela no Bing ou Google. E os navegadores habituais como Chrome ou Opera, são programados para não acessar os sites que não são indexados.

Portanto, a forma de acessar os sites não indexados é usando um navegador como o Tor Browser, que é um software de código aberto.

Através desse navegador você terá total anonimato e segurança de suas informações na internet. E isso é interessante para manter sua privacidade e evitar censura.

A criptografia e segurança desse navegador funciona em camadas, por isso ele se chama TOR que significa The Onion Router ou roteador cebola em tradução livre.

São usados 8 mil retransmissores, os exit nodes, para ocultar a localização do usuário. Dessa forma, qualquer pessoa fazendo vigilância na rede não conseguirá as informações que deseja.

Deep web é um lugar horrível de acessar?

Muitas pessoas possuem a visão de que a deep web é um lugar terrível, com cenas de violência e que não vale a pena acessar.

Realmente, existe muita coisa ruim na deep web, assim como existe na surface. Entretanto, também existe muito conteúdo disponível na deep web que é censurado pela surface e por grandes corporações, como:

• Informações confidenciais que envolvem segurança nacional;
• Artigos científicos;
• Filmes e séries que são censurados em alguns países;
• Informações financeiras de organizações importantes;
• Informações e projetos sobre energia limpa que são censurados;
• Chats de conversa usados por pessoas que moram em países com censura e perseguição.
Obviamente, também existe o lado escuro dessa rede, onde conteúdos ilegais são disponibilizados. E não é possível identificar o IP de quem criou o site com esse material.

É muito comum, inclusive, que a deep web seja usada por criminosos, para disponibilizar seus serviços. Algo que seria impossível na surface.

Itens ilegais podem ser encontrados na deep web, como:

• Passaportes falsos;
• Venda de produtos roubados;
• Animais exóticos ou suas partes à venda;
• Fóruns sobre terrorismo, seitas, conspirações e conteúdos em geral;
• Dados roubados de senhas, e-mails, como contas de Facebook e Netflix.

Para acessar um site da deep web, você precisará ter o endereço dele. Já que não existe um indexador para pesquisar na deep web o conteúdo desejado.

A dark web é uma parte da deep web

E por fim, chegamos a dark web que é na verdade uma parte da deep web. A ideia de ser uma área sem indexadores e com total privacidade permanece na dark web.

Entretanto, a diferença entre dark web e deep web é que na região “dark” se encontram as práticas criminosas de todos os tipos.

É muito comum visualizar conteúdo criminoso explícito na dark web. Por isso, a maior parte dos sites da dark web são strings de números e letras que não fazem sentido algum. Dessa forma, somente quem realmente possui domínio e credenciais irá acessar.

Além disso, é exigido ferramentas poderosas de criptografia e proteção de dados para acessar essa parte da internet. Tendo em vista que, muitos ataques podem ocorrer ao tentar acessar a dark web.

A dark web realmente condiz com a imagem já citada, de uma área da internet com crime e cenas horríveis, por lá, você encontrará:

• Assassinos de aluguel;
• Vídeos de tortura até a morte do torturado;
• Pornografia com temas pesados;
• Exploração infantil;
• Tráfico de órgãos;
• Vendas de armas ilegais;
• Instruções para cometer crimes e criar bombas;
• Tráfico de pessoas;
• Tráfico de drogas.

É por isso que, essa parte horrível da internet é considerada o submundo digital. Tendo em vista que, a dark web tem praticamente o objetivo de manter a privacidade de quem deseja cometer crimes.

Com a privacidade, esses criminosos conseguem se sentir impunes e continuam praticando seus crimes enquanto os exibe na dark web.

A dark web não está acessível para todos

Mesmo que você tenha curiosidade e queira acessar, saiba que a dark web não é uma área acessível para todos os interessados.

Como já foi dito anteriormente, é preciso ter credenciais para acessar esse tipo de conteúdo. Por ser uma área sem indexador, você precisa ter o domínio correto para que consiga acessar.

E a dark web é protegida por seus criadores. Quem disponibiliza conteúdo em sites da dark web somente revela o domínio para quem é de seu interesse acessar.

Portanto, quem tem curiosidade para saber como é o submundo da internet, acaba geralmente navegando somente pelos conteúdos ilegais da deep web. Sem conseguir acesso ao lado mais sombrio da internet que é a dark web.

A deep web pode deixar de existir?

Se a deep web deixasse de existir, naturalmente a dark web também seria extinta. Tendo em vista que, uma faz parte da outra.

Entretanto, a deep web contém domínios necessários para a existência da web em geral. Ou seja, sem a deep web a surface também deixará de existir.

Por isso, mesmo que fosse interessante para vários países eliminar a deep web para finalizar o uso da dark web, isso causaria um caos. A vida provavelmente voltaria a ser como antes da internet!

Muito se fala sobre a dark web ser prejudicial para a sociedade como um todo, tendo em vista que, acoberta criminosos.

Entretanto, não há ainda uma possibilidade de resolver esse tipo de problema, rastreando bandidos ou usando a própria dark web contra eles.

Justamente por ser uma área da internet em que a privacidade é protegida. Muito embora isso seja preocupante para quem cuida da segurança nacional, é algo que existe desde a invenção da internet.

E que provavelmente continuará coexistindo com todos nós, sendo usado por criminosos ao redor de todo o mundo para suas transações e troca de informações.

Fato é que, a dark web inspira cineastas em todo o mundo, que produzem conteúdos de ficção inspirados no que se sabe sobre o uso da dark web.

Muitas séries mostram vilões usando essa parte da internet para o mal da humanidade. Portanto, saiba que parte dessa ficção é tão somente inspirada na realidade.

Agora que você já sanou sua curiosidade sobre dark web e deep web, vale a pena ficar longe de conteúdos que não são os mais adequados para sua realidade! A Surface também tem sua parte ruim, mas é incrivelmente mais leve quando comparado ao ambiente de deep e dark web.

O acesso da deep web também requer dados precisos

Caso tenha ficado curioso sobre a deep web, lembre-se que para acessar essa parte da internet você também vai precisar de um domínio exato.

Podendo acessar um conteúdo que esteja lá por questões de sigilo ou de censura. O acesso da deep web é feito diariamente por centenas de pessoas, bem como, por agentes governamentais.

Muito conteúdo relacionado a segurança nacional está disponível na internet, mas a maioria das pessoas não possui acesso ou sequer desconfia sobre a existência desses conteúdos.

Equipe Webby

Compartilhe!
Murillo Webby

Murillo Rennó é fundador da Webby, uma agência web digital localizada em Sorocaba/SP desde 2012. Com uma vasta experiência no desenvolvimento e reformulação de websites profissionais para empresas em WordPress. Ao longo de sua carreira, Murillo liderou diversos projetos, ajudando empresas a se destacarem no competitivo mercado online. Sua abordagem inovadora e personalizada na gestão de projetos digitais tem sido fundamental para o sucesso de muitos negócios.