Dicas para mídias sociais

Precisa dar um up nas mídias sociais, mas está perdido com diversas funções e novidades? Pensando nisso separamos algumas dicas super úteis práticas que fazem total diferença nos resultados e te ajudar a se aproximar de seu público.

Tabela de tamanhos para Facebook e Instagram

Conhecer e respeitar os tamanhos de imagens para cada mídia é importante para adaptar sua comunicação. Tendo em vista que, é indispensável fazer uso de belas imagens, bem ajustadas e com os dados no lugar certo, para atrair a atenção das pessoas. O recomendado é usar imagens em png.

Para foto de perfil do Facebook, as dimensões devem ser de 170 x 170 pixels de tamanho mínimo. Já a capa do Facebook, deve ter 820 x 312 pixels.
As capas de eventos necessitam de no mínimo 500 x 262 pixels. Já os anúncios do feed com objetivo específico de ocupar a coluna direita do Facebook, o tamanho recomendado é de 600 x 600 pixels.
Em contrapartida, os anúncios do feed com links, devem possuir resolução mínima de 1200 x 628 pixels.
Já as imagens para o feed do Facebook, devem ter no mínimo 600 x 600 pixels, com proporção de 9:16 a 16:9. E os anúncios do feed com links, devem possuir 1200 x 628 pixels.
As imagens do Market Place do Facebook devem seguir as mesmas medidas, sendo 600 x 600 pixels ou 1200 x 628 pixels para anúncios com links.
O tamanho das imagens para o stories do Facebook são de no mínimo 600 x 600, sendo recomendado 1080 x 1900. Além disso, cabe a dica de deixar uma área da imagem livre para não atrapalhar a visualização do CTA.

Tamanho das imagens no Instagram
A foto do perfil no Instagram é circular, deve possuir 152 x 152 pixels. Já as imagens do feed do Instagram devem possuir uma proporção 4:5com resolução de no mínimo 600 x 750 pixels e no máximo 1936 x 1936.
As imagens quadradas devem seguir a proporção de 1:1 com resolução de no mínimo 600 x 600 pixels.
As imagens para stories no Instagram devem seguir a proporção de 1:91 a 4:5 com resolução mínima de 600 x 1067, e máxima de 1080 x 1920 pixels.

Como funciona o Reels no Instagram?
Para além dos tamanhos das imagens a serem postadas, é preciso conhecer também as funcionalidades das mídias que sua empresa usa.
O reels permite a gravação de vídeos com até 15 segundos (em algumas contas o Instagram já disponibilizou 30 segundos). Caso queira, também é possível subir um vídeo de sua galeria para compor a cena.
O reels é o concorrente direto do TikTok, permitindo dublagens engraçadas e vídeos dos mais variados. Aproveite para interagir de forma criativa com seus seguidores em vídeos rápidos.
Experimente a gravação de algumas cenas comuns nos bastidores de sua empresa! Basta acessar o stories, clicar em reels e fazer o vídeo criativo. Dessa forma, o público consegue se aproximar mais da sua marca, gerando identificação.

Como colocar links no Instagram?
O Instagram permite a função de adicionar links nos stories, para direcionar os usuários a uma página de interesse da marca. Apenas os perfis com mais de 10 mil seguidores usam essa função.
Basta clicar no botão de uma âncora para adicionar o link que ficará em seu storie para todos que assistirem.
Além disso, também é possível colocar links na descrição de seu perfil. Basta clicar em editar perfil. Em seguida, preencha a aba site com a URL desejada e finalize a edição de seu perfil.
O link ficará disponível para todos os visitantes de seu perfil, permitindo direcionar as pessoas para a página desejada.

Como criar filtro no Instagram?
Criar um filtro no Instagram pode ser uma excelente maneira de atrair atenção positiva para sua marca.
Para criar um filtro, basta usar o software gratuito Spark AR Studio, ele está disponível para Windows e Mac.
Aliás, o programa oferece alguns efeitos já existentes para adicionar em seus filtros. Mas se preferir, você pode clicar em Create Project e começar inteiramente do zero.

Sempre aproveite a criatividade para fazer filtros que podem ser muito usados no cotidiano. Dessa forma, várias pessoas interagem e usam o seu filtro, ajudando a divulgar seu perfil de uma maneira criativa.
O que é muito importante para angariar novos seguidores interessados em sua marca! Afinal, a criatividade torna as redes sociais muito mais divertidas. E é justamente isso que o público espera ao acessar as mídias sociais.

Como salvar uma live?
Fez uma live no Instagram e quer deixar o material salvo para outros seguidores acessarem? O processo de salvamento é simples.

Ao finalizar a live, toque em “encerrar” no canto superior. Em seguira, toque na seta para baixo, que está no canto superior esquerdo da tela. Esse toque irá salvar o vídeo na galeria de seu telefone, podendo ser usado como preferir.
Nessa mesma tela, você pode compartilhar no storie ou IGTV a live. Ao encerrar a transmissão, você também pode clicar no botão para compartilhar a reprodução do vídeo nos Stories.

Se desejar, quando a live estiver sendo reproduzida em seus stories, clique em salvar como destaque. Assim, a live ficará como um destaque em seu perfil, podendo ser assistida pelos seguidores que quiserem.

Como deixar a URL do Facebook personalizada
E que tal deixar a URL do Facebook personalizada? Essa personalização ajuda a divulgar mais facilmente a sua marca.

Afinal, com uma URL personalizada e fácil de decorar, o usuário consegue lembrar e acessar novamente o seu Facebook, mesmo que não siga a página.
Além disso, a URL personalizada é mais fácil de encontrar em pesquisas. Garantindo mais tráfego e consequentemente, mais seguidores para sua página.

Para fazer isso, acesse seu perfil no Facebook. Em seguida, digite “www. facebook.com/username”.
Dessa forma, irá abrir uma página para que você insira o username desejado, onde poderá personalizar a URL do Facebook de sua empresa.

É importante destacar que, em alguns casos, a personalização pode não estar disponível. Afinal, algum outro usuário pode estar usando essa URL. Portanto, é preciso pensar bem em seu username nesse caso, para que ele seja fácil de lembrar e tenha relação com sua marca.

Possibilitando que seus clientes te encontrem com facilidade, mesmo se outra empresa de nome parecido já personalizou a URL antes.

5 dicas do que NÃO FAZER nas mídias sociais?
Para finalizarmos, separamos 5 dicas práticas sobre o que não fazer nas mídias sociais. Afinal, é importante ter uma postura nas mídias de seu negócio.

1. Não misture pessoal e profissional
Nunca misture conteúdos profissionais com os pessoais. Separe as mídias e tenha total cuidado com os conteúdos. Dessa forma, você passa uma imagem profissional e evita constrangimentos.

2. Não faça propagandas a todo momento
O ideal é misturar conteúdo relevante e propagandas. De forma que, seus clientes possam navegar nas suas mídias por achar interessante.
Sem que a propaganda seja um inconveniente que interrompe a distração que ele está tendo ao acessar sua página.
Deixe que a propaganda ocorra de forma natural, o simples fato de estar em contato com a sua marca já é interessante para a sua empresa.

3. Conteúdos de má qualidade
Nunca compartilhe fotos e vídeos de baixa qualidade. Isso é péssimo para a imagem da sua marca.
Além disso, a falta de qualidade é percebida pelo usuário, gerando baixo interesse pelo conteúdo. Portanto, não vale a pena.

4. Nunca use o mesmo conteúdo em todas as mídias
Se você tem presença digital em várias mídias, saiba que precisa adaptar sua linguagem em todas elas.
Não é interessante usar a mesma postagem para todas as mídias. Tendo em vista que, se um cliente percebe que te segue no Facebook e Instagram e consome a mesma mensagem, ele pode deixar de seguir em uma das mídias.

5. Evite se posicionar politicamente
Como marca, é importante se posicionar em relação a alguns temas. Mas nunca se posicione em relação a política e religião. São questões muito delicadas e que podem causar problemas para sua marca.
Agora que você já conhece nossas dicas úteis para suas mídias sociais, que tal usá-las a seu favor?

Equipe Webby

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