Marketing de conteúdo e marketing de mídia social: existe diferença?
Cada campanha de marketing é criada usando diferentes estratégias e ferramentas de acordo com o objetivo da campanha, que pode ser: gerar tráfego, leads e vendas ou divulgar um novo produto.
Em uma campanha de marketing, essas estratégias trabalham tão juntas que há uma sobreposição inevitável entre elas, que é o caso do marketing de conteúdo e marketing de mídia social.
Embora essa combinação possa fornecer resultados impressionantes para qualquer empresa, é importante conhecer a diferença entre elas.
Qual a diferença entre marketing de conteúdo e marketing de mídia social?
Existem grandes diferenças entre marketing de conteúdo e marketing de mídia social, em seus processos, objetivos e técnicas.
E é fundamental entender a diferença entre marketing de conteúdo e marketing de mídia social para identificar qual delas vai compor a sua campanha de marketing ou ambas.
Marketing de Conteúdo
O objetivo principal do marketing de conteúdo é aumentar o reconhecimento da marca e atrair novos clientes, criando autoridade em seu campo. Você faz isso criando conteúdo relevante, atraente e atualizado que manterá os usuários voltando ao seu site e, eventualmente, transformando-os em clientes pagantes ou usuários que geram tráfego (uma das principais diretrizes do Google).
Dependendo do seu público-alvo, você pode produzir conteúdo atualizado usando diferentes formatos, como:
- Postagens no blog
- Vídeos
- eBooks
- Infográficos
- Guest Post
- Fotos de portfólio
- Novos banners
- Novas páginas de produtos e serviços
A ideia é fornecer valor em todo o conteúdo que você criar. Dessa forma, você está construindo confiança entre seus visitantes; portanto, quando eles precisam de informações relacionadas ao que você oferece, você fica em mente. Isso porque você já estabeleceu uma reputação sólida e agora eles veem seu site ( e sua marca ) como um recurso valioso.
Vídeos explicativos, educativos e com passo a passo são talvez os exemplos mais práticos. Então, se você é um ciclista local, por exemplo, pode criar conteúdos informativos sobre como aprender a andar de bicicleta e como trocar um pneu furado ou dar dicas de como escolher os componentes certos.
Esses tópicos são relevantes para o seu público-alvo. Manter os visitantes em seu site é um passo gigantesco para convertê-los em clientes
Marketing de mídia social
Você provavelmente já percebeu que, com o marketing de conteúdo, todos os esforços de marketing são focados em seu site. Com o marketing de mídia social, o foco das campanhas está nas redes de mídia social como Facebook, Instagram e Twitter. Lembra do conteúdo que você criou para o seu site? Eles podem ser distribuídos através desses canais.
Uma vez lá, seu conteúdo pode inspirar ainda mais engajamento e interação. Se você perceber, muitas empresas hoje em dia dependem muito das mídias sociais porque é onde os clientes discutem suas experiências, expressam aprovação ou desapontamento sobre uma marca e opinam sobre seus produtos e serviços. Para as empresas, é a oportunidade perfeita para resolver problemas e dúvidas enquanto constrói relacionamentos mais profundos com os clientes.
Diferentes canais atraem diferentes dados demográficos, o que significa que as plataformas de mídia social podem atingir públicos específicos com mais precisão. Com isso em mente, podemos dizer que o marketing de mídia social é mais focado na retenção e fidelização de clientes.
Conclusão
Enquanto o marketing de conteúdo estabelece autoridade ao longo do tempo, o marketing de mídia social é mais investido em interações diretas. Tanto o marketing de conteúdo quanto o marketing de mídia social são peças essenciais do quebra-cabeça do marketing digital e podem ser usadas individualmente ou combinadas.
Com o auxílio de profissionais experientes ou uma agência de marketing digital com certeza a sua campanha de marketing será assertiva e renderá bons frutos.