Marketing jurídico na prática: tudo o que você precisa saber

Marketing jurídico na prática

Você está frustrado com a falta de crescimento em seu escritório de advocacia e está pronto para investir em marketing jurídico de acordo com o código de ética da OAB?

O marketing jurídico é a prática de atrair novos clientes em potencial para o seu escritório de advocacia. Um plano de marketing jurídico pode contém várias estratégias como: marketing digital, SEO, blogs, entre outros.

Nessa matéria, marketing jurídico na prática: tudo o que você precisa saber, ajudará você a conhecer as melhores práticas, tecnologias e ferramentas de marketing para escritórios de advocacia a serem usadas.

Prepare o cafezinho e a caneta para fazer as suas anotações. Vamos lá!

O que é marketing digital para advogados?

O marketing digital para advogados ou marketing jurídico refere-se a várias estratégias online para aumentar o reconhecimento da sua marca e expandir seus negócios e é essencial para atrair os 4 bilhões de internautas em todo o mundo.

Isso não se refere simplesmente à otimização do site do seu escritório de advocacia (embora seja um componente essencial); abrange muitas práticas para construir sua reputação e credibilidade online.

As estratégias de marketing digital para advogados podem incluir:

  • Otimização para mecanismos de busca (SEO)
  • Google Adwords
  • Invista em backlinks
  • Gestão de mídias sociais, como Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter
  • Marketing de e-mail

9 passos para o marketing jurídico do seu escritório de advocacia

Com a abordagem certa, você pode desenvolver e executar facilmente um plano de marketing jurídico para um grande ou pequeno escritório de advocacia. Você pode usar as etapas a seguir para ajudá-lo a atingir seu objetivo, seja criar uma prática solo sustentável ou expandir rapidamente sua empresa.

Conheça seu público: para quem você está fazendo marketing?

Entender quem é seu público-alvo ajudará você a criar um conteúdo valioso com o qual seus clientes em potencial realmente desejam se envolver. Por exemplo, se você é um advogado previdenciário, provavelmente sabe a idade média do seu cliente, isso pode determinar quais redes sociais você deve usar para se conectar a eles e a linguagem que irá utilizar.

Tudo o que você cria e compartilha deve servir a seus clientes em potencial. Tenha-os em mente sempre que estiver escrevendo uma postagem de blog, e-mail ou atualizando seu site.

Crie um site de escritório de advocacia profissional

Na era digital, o site do seu escritório de advocacia costuma ser a primeira impressão que um cliente em potencial tem de você. É a sua chance de causar uma ótima primeira impressão aos visitantes do site que desejam contratar um advogado.

Se você já tem um site ou está pensando em criar um, vale a pena investir em profissionais capacitados para desenvolverem um site de escritório de advocacia profissional e um logotipo que comunique bem o seu escritório.

O site de escritório de advocacia profissional deve ser completo e constar as principais informações, constando de forma clara e concisa os serviços que você oferece e as áreas de atuação. Destaque prêmios, reconhecimentos ou experiências importantes que você tenha e certifique-se de que suas informações de contato sejam exibidas com destaque.

Um site profissional também garante todos os principais componentes de um site de alta qualidade e alta conversão para escritórios de advocacia.

Otimize seu site para mecanismos de pesquisa (Google)

Para aproveitar ao máximo o site do seu escritório de advocacia, otimize seu site para mecanismos de pesquisa e siga as práticas recomendadas de SEO. Garantir que seu site seja bem projetado é fundamental. Isso inclui ter conteúdo útil e de qualidade. Isso é o que os mecanismos de busca como o Google, e as pessoas que os utilizam, estão procurando.

Você também pode segmentar o seu conteúdo com palavras-chave de cauda longa. Por exemplo, em vez de usar apenas a palavra “advogado”, inclua também o nome da sua cidade, por exemplo “advogado Sorocaba”.
Usar palavras-chave de cauda longa lhe dará a melhor chance de competir com outras páginas e ser encontrado por clientes em potencial.

Se você precisa atrair clientes em potencial em uma determinada área geográfica, certifique-se de configurar também uma listagem do Google Meu Negócio.

Para saber um pouco mais informações sobre SEO local e otimização SEO leia a nossa matéria SEO local: dicas para melhorar o posicionamento no Google

Tenha presença nas mídias sociais

Para atrair novos clientes por meio da publicidade online, você precisa ir até onde eles estão. Na era digital, isso significa mídia social. Há uma variedade de redes sociais para escolher, então você precisa descobrir quais plataformas de mídia social são as melhores para o seu escritório de advocacia e área de atuação. A publicidade em mídia social pode impactar significativamente o crescimento do seu escritório de advocacia.

marketing digital para advogados

Não escreva exclusivamente sobre seus serviços
As pessoas não querem ler o conteúdo promocional que vende sua empresa. Isso pode ser alienante para pessoas que ainda não estão prontas para contratar sua empresa.

Aproveite o tempo para aprender no que as pessoas estão realmente interessadas e quais desafios estão tentando resolver. Desenvolva conteúdo que alinhe esses interesses com o que sua empresa oferece.

Aposte no marketing de conteúdo

Os blogs e, de maneira mais geral, o marketing de conteúdo são uma ótima maneira de construir sua marca e autoridade. Você pode usar o conteúdo para mostrar sua experiência em uma determinada área. Se você puder fornecer respostas úteis para perguntas gerais que os clientes em potencial possam ter, você ganhará confiança com eles. Demonstrar que você é uma autoridade em uma área específica torna mais provável que eles o contratem.

Se você decidir começar um blog, adote uma abordagem cuidadosa e tente identificar tópicos de marketing de conteúdo evergreen relacionados a assuntos jurídicos. Certifique-se de que seu conteúdo tenha um foco claro, mantenha uma cadência regular e forneça informações úteis e de qualidade (sem oferecer aconselhamento jurídico específico, é claro).

Mantenha-se flexível
As preferências das pessoas mudam constantemente. É importante ser ágil ao desenvolver o marketing jurídico de um escritório de advocacia e fazer as mudanças necessárias para se conectar com clientes em potencial.

Por exemplo, se seus clientes são muito ativos no LinkedIn agora, certifique-se de investir adequadamente na plataforma. No entanto, se surgir uma nova plataforma, talvez seja necessário executar novas campanhas em um novo formato.

Analise as métricas e resultados
É muito importante medir o retorno sobre o investimento de seus esforços. Sem mensuração, você não terá ideia de quais campanhas estão gerando novos negócios e quais estão falhando. Identificar qual tática de marketing não está funcionando bem ajudará sua estratégia de marketing a ter sucesso, permitindo que você pare de investir nos métodos que não funcionam e invista mais naqueles que funcionam.

Talvez você queira construir um novo site para ajudar a atrair mais clientes. Ou talvez você tenha adquirido muita boa vontade ao longo dos anos e esteja recebendo muitas críticas positivas de clientes anteriores. Só há uma maneira de descobrir: observe os números.

A melhor maneira de rastrear os esforços de marketing jurídico de seu escritório de advocacia é implementando o rastreamento de sites. A versão gratuita do Google Analytics, uma ferramenta de análise que ajuda os proprietários de sites a obter informações sobre o tráfego de seus sites, é uma boa solução para a maioria dos escritórios de advocacia.

O Google Analytics ajudará você a identificar métricas úteis, como qual site as pessoas visitaram antes de chegarem ao seu site (também chamado de “domínio de referência”), quanto tempo um determinado visitante permaneceu em seu site e, é claro, o número de visitantes para seu site.

Crie um orçamento de marketing
Um orçamento de marketing bem pensado é um componente-chave de qualquer plano de negócios de escritório de advocacia. Para descobrir quanto você precisará investir em suas iniciativas de marketing de escritório de advocacia, você precisará identificar suas metas e determinar quanta receita você precisa para torná-la realidade.

Conclusão

A verdade é que as estratégias de marketing jurídico são mais eficazes no crescimento de seu escritório de advocacia do que as estratégias de marketing tradicionais. O marketing digital permite que você alcance um público mais amplo, pra se tornar o escritório de advocacia mais conhecido em sua área.

As estratégias de marketing jurídico que recomendamos neste guia lhe dão o poder de aumentar o conhecimento de sua marca de uma forma que faz com que seus clientes em potencial confiem e respeitem o que você faz por sua comunidade e posiciona sua mensagem exclusiva em lugares onde seu público ideal está realmente gastando seu tempo e atenção.

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Murillo Webby

Murillo Rennó é fundador da Webby, uma agência web digital localizada em Sorocaba/SP desde 2012. Com uma vasta experiência no desenvolvimento e reformulação de websites profissionais para empresas em WordPress. Ao longo de sua carreira, Murillo liderou diversos projetos, ajudando empresas a se destacarem no competitivo mercado online. Sua abordagem inovadora e personalizada na gestão de projetos digitais tem sido fundamental para o sucesso de muitos negócios.