5 Tendências de Consumo para 2023

Tendências de Consumo para 2023

Conhecer as tendências de consumo para 2023 é indispensável para as empresas que querem vender e lucrar mais, pois elas apontam o percurso que o mercado está tomando e ajudam a potencializar e melhorar os resultados.

Como surgem as Tendências de Consumo

As tendências de consumo e comportamento não surgem do nada e nem fazem referência a tomada de decisões baseada em suposições ou achismo.

Na realidade, a tendência está ligada diretamente ao cliente e às ofertas que já existem no mercado, mas que terão ainda mais força em um futuro próximo.

Logo, aquelas empresas que estão sempre acompanhando as tendências de consumo e comportamento conseguem se manter inovadoras e competitivas, alcançando melhores resultados.

Tendências de Consumo

5 tendências de consumo para 2023

Para você já se manter antenado e começar o seu planejamento, separamos 5 das principais tendências de consumo para 2023. Confira:

  1.  Avatares e universos imersivos
    O metaverso vem forte em 2023 e ele diz respeito ao mundo virtual imerso. Então, hoje parte da internet está se voltando para essa perspectiva, que tem se tornado cada vez mais sólida e próxima de fazer parte da realidade dos brasileiros. Portanto, as empresas podem se aproveitar dessa tendência de comportamento criando ambientes virtuais imersivos e ajudando na personalização dos avatares dos clientes, por exemplo.
  2. Humanização no atendimento
    A humanização no atendimento é uma tendência de comportamento que tem se mantido muito firme em 2022 e promete continuar ainda mais fortalecida no próximo ano. Apesar do uso de chatbots para automatizar e agilizar o atendimento, as empresas devem pensar em agregar mais humanidade na relação com o cliente. Sendo assim, de nada adianta trabalhar com produtos ou serviços de ponta, se o atendimento prestado ao cliente é robotizado e pouco personalizado.
  3. Consumo consciente
    O consumo consciente é também uma das tendências a se atentar em 2023 e há várias razões para isso. A primeira delas está relacionada à economia, pois há um crescimento constante de dicas financeiras que levam a reavaliação de hábitos. Sem contar que o custo de vida está maior em razão da inflação e assim as pessoas estão fazendo cortes de gastos. Em segundo lugar, é a sustentabilidade, pois cada vez mais se tem falado sobre a utilização excessiva dos recursos naturais. Portanto, as empresas que se alinham ao consumo consciente, promovendo ações ligadas a este conceito, conseguem se destacar com maior facilidade.
  4. Canais integrados
    Os canais integrados é uma das tendências de consumo para 2023 que as empresas mais precisam ter atenção, especialmente aquelas que ainda não estão no mundo digital. Chamada de omnichannel, ela faz referência a integração de todos os canais físicos e virtuais, exatamente para que os clientes não vejam tanta diferença entre o mundo real e online. Desse modo, as empresas precisam criar meios digitais que sejam capazes de entregar uma experiência cada vez mais perto daquelas que se tem no mundo físico.
  5. Flexibilidade de horário
    Por fim, a flexibilidade de horário é algo que já se faz presente na vida das pessoas, principalmente após a pandemia do coronavírus (COVID-19) que expandiu o trabalho em home office.Como reflexo, os clientes também estão em busca de atendimentos em horários diversos, de acordo com o tempo que se tem disponível no dia a dia. Assim, no varejo como um todo, estabelecimentos com horários flexíveis de atendimento, muitas vezes estendidos, conseguem ter melhores resultados.

Conclusão

Agora você já conhece algumas das principais tendências de comportamento e consumo em 2023. Portanto, é o momento de planejar a sua empresa para que ela se adeque a elas, seja para lojas, empresas e negócios físicos ou online.