O que fazer para o meu site aparecer nas pesquisas do Google?

Ter sua empresa bem posicionada nas pesquisas do Google é uma forma de atrair novos usuários (futuros clientes) para sua empresa, receber orçamentos e contatos e realizar vendas.

Mas para isso, algumas técnicas precisam ser aplicadas na criação do seu site e do conteúdo que será divulgado nele. Dessa forma, é possível ser bem posicionado de maneira a aparecer nas pesquisas que os usuários fazem no Google, seja porque sua empresa trabalha com o segmento pesquisado ou porque o seu blog ou páginas do seu site possuem conteúdo a respeito desse tema.

Quanto melhor posicionado é o seu site nas pesquisas do Google, mais cliques ele terá e mais pessoas passam a conhecer a sua empresa, aumentando a possibilidade de receber orçamentos, contatos e vendas. O que torna a primeira página do Google uma área extremamente concorrida por empresas do país inteiro, que trabalham constantemente para se manterem no topo do site de buscas.

Se a sua página ainda não aparece nas pesquisas do Google, é um forte sinal de que está na hora de fazer alguns investimentos no seu site de modo que ele fique bem posicionado e isso traga retorno financeiro para seus negócios.

Como Aparecer nas Pesquisas do Google?

Existem alguns critérios que são utilizados pelo Google para analisar quais serão os sites que irão marcar presença na primeira página de pesquisa.

Esses critérios são criados para que os usuários sempre tenham boas experiências ao clicar nas primeiras páginas que aparecem como resultado das pesquisas no Google.

Portanto, é sempre importante que o seu site seja criado e atualizado pensando justamente na performance, navegabilidade, responsividade e boa disposição de conteúdo (fotos, textos, vídeos, posts, etc) para oferecer ao usuário uma boa experiência enquanto navega em seu website.

A otimização de SEO é um dos critérios que são usados pelo Google na hora de colocar um site antes do outro em posicionamento nos resultados de pesquisa.

Quando o site é otimizado, as chances de que ele apareça mais próximo aos primeiros resultados é maior, tendo em vista que a otimização é também positiva para a experiência do usuário que acessa a página.

Para entender melhor o que é otimização de SEO e como aplicar essa técnica no seu site, continue lendo!

Otimização de SEO: Uma Técnica que Melhora seu Posicionamento no Google

Um site otimizado em SEO (Search Engine Optimization) é um dos critérios básicos para aparecer entre os links resultantes das pesquisas sobre seu segmento.

A otimização garante que seu site seja facilmente encontrado, porque ele estará de acordo com algumas das diretrizes do Google para sites.

Ao otimizar um site em SEO o usuário que pesquisa uma palavra-chave relacionada ao conteúdo do seu site terá mais facilidade de encontrar o seu conteúdo.

Por isso, aplicar o conjunto de técnicas de SEO é fundamental para o bom posicionamento do seu site, de forma que ele seja visto e receba mais visualizações e acessos de usuários que terão a oportunidade de ter um primeiro contato com a marca.

Tendo em vista que o objetivo do SEO é que uma página ou muitas das páginas do seu site estejam presentes entre os primeiros links que aparecem como resultado das pesquisas no Google, de forma orgânica.

Ou seja, uma otimização profissional de SEO te ajuda a ter mais tráfego sem precisar pagar ao Google para que seu site apareça entre os resultados através de propagandas.

Palavra Chave Adequada

Trabalhar palavras chave no seu site é importantíssimo para que ele fique bem ranqueado entre os links que aparecem como resultado de busca de forma orgânica.

A grande maioria das pessoas tende a clicar nos primeiros links que são ofertados como resultado de busca, por isso, ser o primeiro da primeira página do Google é o sonho de todo profissional que trabalha com otimização de páginas.

No entanto, para alcançar essa meta é preciso uma junção de fatores. O site precisa ser inteiramente otimizado em SEO, o conteúdo deve ser relevante para o usuário e o site deve ser facilmente carregado em desktop ou mobile, ele deve possuir conteúdo inédito, muitos backlinks, alta taxa de visitação e constantemente atualizado.

O uso da palavra-chave adequada é um dos detalhes importantes na otimização da página para que ela seja interessante para o público que pesquisa sobre seu tema.

Usar palavras que estão em alta e abordar o tema com a profundidade necessária para que o conteúdo seja relevante é um dos aspectos importantes para que seu site fique bem classificado nas buscas.

Quando o site se torna uma autoridade no conteúdo abordado, a tendência natural é ter muitos acessos, pois terá um grande destaque na busca orgânica do Google e estará muito bem posicionada de forma orgânica.

E isso não quer dizer que seu site deve sempre abordar apenas os conteúdos que são relacionados as palavras-chave que estão sendo mais pesquisadas, mas que todo conteúdo deve ser pensado para que a palavra-chave faça sentido dentro do contexto do site e que ele seja facilmente encontrado porque tem assuntos relevantes que envolvem as palavras mais pesquisadas no Google.

E por conteúdo relevante, deve-se entender que é um conteúdo capaz de agregar valor a vida do usuário, seja porque resolveu um problema que ele tinha, ou porque ele encontrou justamente aquele produto ou serviço que era o tema de sua pesquisa.

Conteúdo Relevante Para Aparecer nas Pesquisas do Google

Um dos principais segredos para aparecer bem posicionado nos resultados de pesquisa é sem dúvidas investir na qualidade do conteúdo que está sendo disponibilizado em sua página.

Quando a empresa investe em ter conteúdo de qualidade para o usuário, o site tende a ser melhor visto não só pelo Google como também pelo usuário.

O que além de posicionar a sua página de maneira positiva nas pesquisas do Google, é positivo para gerar um relacionamento com o seu cliente.

Tendo em vista que o conteúdo de qualidade é algo que fideliza os usuários, tornando a sua página uma verdadeira referência sobre o conteúdo.

Portanto, sua página se tornará um site recomendado pelos usuários assim como será uma página com grande quantidade de visitas, o que diminui a margem de chances de que as pessoas que trafegam pelo seu site optem por procurar seu concorrente direto quando decidirem realizar uma compra.

Afinal, o consumidor já estabeleceu um relacionamento com a sua marca, ocasionando a natural preferência por ela e a recomendação da mesma.

Atualização de seu Site

Manter seu site sempre atualizado é indispensável quando o objetivo é aparecer nas pesquisas do Google.

O layout moderno, com conteúdo relevante e carregamento rápido são fatores que agradam aos usuários e que são levados em consideração pelo Google na hora de definir quais sites aparecem mais bem posicionados em suas pesquisas.

Tendo em vista a importância de manter seu site sempre atualizado, é interessante que você observe alguns aspectos do seu site que são indicativos de que ele está desatualizado e precisando de uma contribuição de um profissional para sua devida atualização, observe:

  • Se o layout é moderno e clean;
  • Se o site é adaptado ao acesso mobile;
  • Observe se os seus colaboradores reclamam de dificuldades de atualizar a página;
  • Caso o site tenha sido atualizado alguns anos atrás, esse já é um forte sinal de que é hora de passar por uma nova atualização ou até reformulação.

Contar com uma equipe de profissionais que atualize seu site de maneira que ele esteja adequado a realidade atual da sua empresa é fundamental para a experiência do cliente, se os dados de contato estão desatualizados, se o layout não é agradável e se a desatualização está dificultando o acesso, é hora de investir nessa atualização.

Google ADS e Links Patrocinados

Saindo um pouco do universo de aparecer nas pesquisas de forma orgânica, ou seja, de forma gratuita, é possível também aparecer nas pesquisas do Google através de links patrocinados.

Com o uso do Google ADS sua empresa pode criar campanhas de anúncios, investindo uma determinada quantia para que o site se destaque entre as pesquisas.

Aos que pensam que é meramente pagar para ter um resultado positivo, é importante sempre avisar que mesmo usando o Google ADS é extremamente necessário que a campanha seja profissional e pensada para o seu público.

Portanto, as campanhas que dão resultados palpáveis interessantes para o site são aquelas campanhas criadas por publicitários e equipes de marketing, que trabalham a sua página como um todo de forma que ela seja atrativa e interessante para o seu público.

Dessa forma, o usuário é fisgado pela campanha e ao entrar no site o usuário tem uma experiência positiva que o faz ficar e se interessar pela marca.

Porque de nada adianta investir dinheiro em propaganda sem que o site seja interessante, porque a página será acessada e o usuário não permanecerá tempo suficiente nessa página para desenvolver qualquer ação interessante para a marca.

Google ADS é Prático e Fácil

De fato, uma das atratividades de usar as campanhas para que seu site apareça nas pesquisas do Google é que o ADS é fácil e prático.

Em poucos minutos é possível criar uma campanha com o Google ADS que seja interessante e capaz de fisgar mais usuários para o seu site.

No entanto, essa facilidade e praticidade se dá quando seu site é assessorado por uma empresa como a Webby, que tem um time de profissionais dispostos a criar uma campanha personalizada para sua empresa e que será capaz de aumentar o tráfego do seu site.

Mensuração

Outro aspecto que precisa ser destacado é que fazer campanhas com o Google ADS é algo positivo no tocante a mensuração dos resultados.

Todos os resultados obtidos através do patrocínio de links são facilmente acompanhados pelos profissionais envolvidos na campanha, o que facilita até mesmo a edição do conteúdo visando torná-lo mais atrativo e eficaz.

Os relatórios emitidos pelo Google ADS são positivos justamente para que a equipe tenha um feedback sobre o resultado da campanha e possa fazer os ajustes de modo a investir a menor quantia de dinheiro e garantir o melhor resultado atraindo mais visitas ao seu site.

No entanto, é sempre importante pensar em qual objetivo de atrair mais visitas.

Ao pensar assim, é possível traçar um planejamento estratégico com sua equipe de marketing para que a campanha com o Google ADS seja eficaz e, portanto, um bom investimento para a sua empresa.

Qual a Melhor Forma de Aparecer nas Pesquisas do Google?

A junção de otimização do seu site em SEO com o investimento em Google ADS pode ser descrita como uma metodologia extremamente eficaz para ter seu site entre os links mais bem posicionados nas pesquisas do Google.

Ter um site requer de fato investimentos constantes para que essa mídia te traga retorno. O site funciona como uma grande vitrine que deve gerar credibilidade para a marca.

Por isso, ter uma equipe de profissionais que cuida do seu site é importante para garantir esse retorno desejado, tornando a marca uma autoridade na sua área, aumentando a carteira de clientes e gerando um relacionamento próximo com todos os visitantes da sua página.

E a boa notícia é que investir em campanhas no Google ADS não é como investir em divulgar uma campanha no horário nobre da TV aberta brasileira. Os orçamentos baixos também são capazes de obter resultados eficazes quando existe um direcionamento estratégico embasando essa campanha.

Portanto, o importante é que sua empresa tenha uma equipe de profissionais que seja capaz de cuidar do seu site de forma que ele apareça não só nas pesquisas do Google bem posicionado, como também seja um site que é capaz de reter o usuário e gerar bons resultados para a sua marca.

Ao utilizar a combinação de otimização de SEO do site associado a campanhas bem elaboradas de Google ADS sua equipe terá total condição de obter bons resultados a partir do site.

Aumentando o retorno que esse site oferta para a empresa, de modo que o investimento não só aumente o tráfego no site, como também aumentem as vendas.

Aparecer nas pesquisas do Google é uma questão de adotar estratégias adequadas para o seu site e para isso conte sempre com a Webby.

Equipe Webby

Deixe um comentário