Atualização do Google de Outubro de 2023: O que você precisa saber e como se adaptar
O Google finalmente concluiu a implementação da tão aguardada atualização de pesquisa em outubro 2023. Essa atualização visa aprimorar as classificações de pesquisa, priorizando o conteúdo de alta qualidade.
Após semanas de lançamento gradual, a última atualização do algoritmo de pesquisa do Google foi concluída em 19 de outubro.
Inicialmente anunciada em 5 de outubro, essa atualização do Google estava sendo muito esperada pela comunidade e profissionais de SEO, justamente por causar mudanças significativas nas classificações de pesquisa, muito parecido como ocorrem as atualizações anteriores.
O principal objetivo das atualizações principais é ajustar os algoritmos de pesquisa principais para promover um conteúdo cada vez mais confiável, útil e de alta qualidade, ao mesmo tempo em que diminui a visibilidade de sites de baixa qualidade.
Impacto nas Classificações e Pesquisas
As atualizações principais do Google costumam causar turbulências nas classificações de pesquisa, que podem perdurar até a próxima atualização.
Isso significa que alguns sites podem experimentar um aumento na visibilidade e no tráfego, enquanto outros sites, inclusive, grandes portais podem sofrer quedas em suas classificações.
Durante esse período de atualização do Google, é comum observar flutuações diárias nos resultados de pesquisa, à medida que os algoritmos do Google processam as mudanças.
Recomenda-se paciência, constância nas atualizações e um monitoramento das análises e métricas do site.
Para os sites que foram negativamente impactados, o Google aconselha:
- Revisão de conteúdo
- Experiência do usuário
- Velocidade e desempenho
Identificar áreas de melhoria por meio da adição de conteúdo de alta qualidade ou ajustes no site pode ser fundamental para a recuperação do website, por isso é tão importante seguir as diretrizes.
Objetivo da atualização do Google
O Google lança atualizações principais para aprimorar a qualidade das pesquisas e frustrar tentativas de manipulação das classificações por meio de práticas de SEO questionáveis. Essas atualizações ajudam a destacar conteúdo confiável e autêntico.
Caso você esteja fazendo alguma dessa ações abaixo:
- Black hat
- Spam
- Backlinks tóxicos
- Conteúdo duplicados, plagiados ou de baixo valor
É muito provável que seu site seja penalizado a curto ou médio prazo. O Google costuma lançar várias atualizações principais ao longo do ano, cada uma com foco em diferentes fatores de classificação e níveis variados de impacto.
Melhores Práticas para se Adaptar
Para os programadores e editores preocupados com as atualizações principais, aqui estão algumas práticas e diretrizes recomendadas:
- Concentre-se na criação de conteúdo útil e baseado em fatos que estabeleça sua autoridade e expertise.
- Otimize seu site para proporcionar uma experiência positiva aos usuários, independentemente do dispositivo que estão usando.
- Faça análises regulares do desempenho de pesquisa e site.
- Realize melhorias incrementais ao longo do tempo, em vez de reagir somente durante as atualizações.
- Lembre-se de que o conteúdo de alta qualidade e sites bem construídos são recompensados a longo prazo.
- Se for comprar backlinks, não compre de sites que prometem centenas de backlinks por um preço baixo, pesquise para comprar backlinks de qualidade.
Embora as atualizações principais possam trazer incerteza nesse momento, seu objetivo é melhorar a qualidade das pesquisas no Google.
Com refinamento contínuo e conteúdo valioso, os sites podem esperar manter sua visibilidade, mesmo durante grandes mudanças nos algoritmos e atualização do Google, portanto, não desanime se os acessos do seu site baixaram, é normal que isso aconteça enquanto as mudanças estão ocorrendo e sendo estabilizadas.
Atualizações do Google de Outubro de 2023: Impacto nas Classificações de Pesquisa
As recentes atualizações do algoritmo de busca do Google, lançadas em outubro de 2023, estão gerando turbulência nos resultados de pesquisa no Brasil e no mundo, há milhares de pessoas com sites institucionais, e-commerce ou sites de review apreensivas com os resultados desse mês.
Estas atualizações, conhecidas como “spam update” e “core update“, têm impacto significativo nas classificações e visibilidade dos sites.
Os profissionais de SEO e proprietários de sites estão reagindo de maneira intensa às mudanças observadas nos rankings.
Relatórios apontam que ferramentas de rastreamento estão registrando uma volatilidade considerável, sugerindo o impacto das atualizações em andamento.
É importante notar que essas duas atualizações estão ocorrendo simultaneamente, o que pode gerar debates e incerteza na comunidade de SEO.
As alterações nos algoritmos de classificação do Google têm repercussões diretas na visibilidade e no tráfego orgânico dos sites, exigindo adaptações nas estratégias de otimização.
Para lidar com essas mudanças e mitigar seus efeitos negativos, é crucial que profissionais de SEO, webdesiger e marketing digital, acompanhem de perto os resultados de pesquisa diariamente, para analisar o impacto das atualizações em seus próprios sites e implementar as melhores práticas recomendadas pelo Google.
Diretrizes do Google: O Poder do EEAT na Classificação dos sites
Em um cenário cada vez mais intenso e em constante evolução do SEO, entender e aplicar as diretrizes do Google, é o maior passo para um site ter sucesso ou uma empresa chegar no topo das pesquisas.
Um conceito que surgiu no ano passado, tem sacudido a internet, é o EEAT, que significa “Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade“(em português).
O Google, sempre buscando melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa, por conta disso introduziu o EEAT em suas Diretrizes de Qualidade de Pesquisa.
Continue lendo para entender melhor e como como você pode aprimorar seu SEO.
O Significado de EEAT
O EEAT, ou “Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade”, é um conjunto de critérios do Google usado para avaliar a qualidade das páginas da web.
É uma evolução do EAT, que agora inclui um novo componente, a Experiência.
O Contexto do EEAT
O Google introduziu o EAT em 2014, e aprimorou o conceito com o EEAT em dezembro de 2022.
Embora o EEAT não seja um fator direto de classificação, o Google valoriza páginas com um forte EEAT, uma vez que isso gera maior confiança do usuário e aumento nas conversões.
Componentes do EEAT
- Experiência: Conteúdo de qualidade demonstra a experiência do autor no assunto, fornecendo informações autênticas baseadas em vivências pessoais e verdadeiras.
- Especialidade: Os avaliadores determinam se os autores são especialistas no assunto, com o conhecimento e as qualificações necessárias.
- Autoridade: A autoridade refere-se à reputação geral de um criador, conteúdo ou site dentro de um setor ou nicho.
- Confiabilidade: A confiabilidade é fundamental e está no centro do EEAT, construída através da experiência, especialidade e autoridade.
EEAT na Prática
Embora o EEAT não seja um fator de classificação direta, o Google busca exibir resultados que atendam a esses critérios e Fortalecer essa diretriz em seu site pode melhorar a confiança do usuário e, consequentemente, o desempenho nas classificações.
- A experiência do criador é comprovada por meio de insights autênticos e informações baseadas em vivências reais.
- A especialidade envolve ter o conhecimento e as credenciais necessárias para fornecer informações confiáveis.
- A autoridade é construída pela reputação e pelo reconhecimento no setor.
- A confiabilidade é central e é essencial em áreas críticas, como saúde e finanças.
Atualização do Google de Outubro de 2023: O Que Você Precisa Saber e Como se Adaptar
Entender que o Google está sempre mudando e melhorando, junto com as diretrizes, o EEAT e sua importância, é essencial para otimizar seu conteúdo e melhorar o seu site como um todo, não apenas na questão SEO.
A atualização do Google busca melhorar e refinar a experiência, especialidade, autoridade e confiabilidade, pois, reflete seu compromisso em fornecer resultados de alta qualidade aos usuários.
Ao aplicar esses conceitos em seu conteúdo, você estará mais bem preparado para atender às expectativas dos usuários, e também agradando os mecanismos de busca, para oferecer uma experiência de navegação completa e agradável aos usuários.
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