Atualização do Google de Outubro de 2023: O que você precisa saber e como se adaptar
O Google finalmente concluiu a implementação da tão aguardada atualização de pesquisa em outubro 2023. Essa atualização visa aprimorar as classificações de pesquisa, priorizando o conteúdo de alta qualidade.
Após semanas de lançamento gradual, a última atualização do algoritmo de pesquisa do Google foi concluída em 19 de outubro.
Inicialmente anunciada em 5 de outubro, essa atualização do Google estava sendo muito esperada pela comunidade e profissionais de SEO, justamente por causar mudanças significativas nas classificações de pesquisa, muito parecido como ocorrem as atualizações anteriores.
O principal objetivo das atualizações principais é ajustar os algoritmos de pesquisa principais para promover um conteúdo cada vez mais confiável, útil e de alta qualidade, ao mesmo tempo em que diminui a visibilidade de sites de baixa qualidade.
Impacto nas Classificações e Pesquisas
As atualizações principais do Google costumam causar turbulências nas classificações de pesquisa, que podem perdurar até a próxima atualização.
Isso significa que alguns sites podem experimentar um aumento na visibilidade e no tráfego, enquanto outros sites, inclusive, grandes portais podem sofrer quedas em suas classificações.
Durante esse período de atualização do Google, é comum observar flutuações diárias nos resultados de pesquisa, à medida que os algoritmos do Google processam as mudanças.
Recomenda-se paciência, constância nas atualizações e um monitoramento das análises e métricas do site.
Para os sites que foram negativamente impactados, o Google aconselha:
- Revisão de conteúdo
- Experiência do usuário
- Velocidade e desempenho
Identificar áreas de melhoria por meio da adição de conteúdo de alta qualidade ou ajustes no site pode ser fundamental para a recuperação do website, por isso é tão importante seguir as diretrizes.
Objetivo da atualização do Google
O Google lança atualizações principais para aprimorar a qualidade das pesquisas e frustrar tentativas de manipulação das classificações por meio de práticas de SEO questionáveis. Essas atualizações ajudam a destacar conteúdo confiável e autêntico.
Caso você esteja fazendo alguma dessa ações abaixo:
- Black hat
- Spam
- Backlinks tóxicos
- Conteúdo duplicados, plagiados ou de baixo valor
É muito provável que seu site seja penalizado a curto ou médio prazo. O Google costuma lançar várias atualizações principais ao longo do ano, cada uma com foco em diferentes fatores de classificação e níveis variados de impacto.
Melhores Práticas para se Adaptar
Para os programadores e editores preocupados com as atualizações principais, aqui estão algumas práticas e diretrizes recomendadas:
- Concentre-se na criação de conteúdo útil e baseado em fatos que estabeleça sua autoridade e expertise.
- Otimize seu site para proporcionar uma experiência positiva aos usuários, independentemente do dispositivo que estão usando.
- Faça análises regulares do desempenho de pesquisa e site.
- Realize melhorias incrementais ao longo do tempo, em vez de reagir somente durante as atualizações.
- Lembre-se de que o conteúdo de alta qualidade e sites bem construídos são recompensados a longo prazo.
Embora as atualizações principais possam trazer incerteza nesse momento, seu objetivo é melhorar a qualidade das pesquisas no Google.
Com refinamento contínuo e conteúdo valioso, os sites podem esperar manter sua visibilidade, mesmo durante grandes mudanças nos algoritmos e atualização do Google, portanto, não desanime se os acessos do seu site baixaram, é normal que isso aconteça enquanto as mudanças estão ocorrendo e sendo estabilizadas.
Atualizações do Google de Outubro de 2023: Impacto nas Classificações de Pesquisa
As recentes atualizações do algoritmo de busca do Google, lançadas em outubro de 2023, estão gerando turbulência nos resultados de pesquisa no Brasil e no mundo, há milhares de pessoas com sites institucionais, e-commerce ou sites de review apreensivas com os resultados desse mês.
Estas atualizações, conhecidas como “spam update” e “core update“, têm impacto significativo nas classificações e visibilidade dos sites.
Os profissionais de SEO e proprietários de sites estão reagindo de maneira intensa às mudanças observadas nos rankings.
Relatórios apontam que ferramentas de rastreamento estão registrando uma volatilidade considerável, sugerindo o impacto das atualizações em andamento.
É importante notar que essas duas atualizações estão ocorrendo simultaneamente, o que pode gerar debates e incerteza na comunidade de SEO.
As alterações nos algoritmos de classificação do Google têm repercussões diretas na visibilidade e no tráfego orgânico dos sites, exigindo adaptações nas estratégias de otimização.
Para lidar com essas mudanças e mitigar seus efeitos negativos, é crucial que profissionais de SEO, webdesiger e marketing digital, acompanhem de perto os resultados de pesquisa diariamente, para analisar o impacto das atualizações em seus próprios sites e implementar as melhores práticas recomendadas pelo Google.
Diretrizes do Google: O Poder do EEAT na Classificação dos sites
Em um cenário cada vez mais intenso e em constante evolução do SEO, entender e aplicar as diretrizes do Google, é o maior passo para um site ter sucesso ou uma empresa chegar no topo das pesquisas.
Um conceito que surgiu no ano passado, tem sacudido a internet, é o EEAT, que significa “Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade“(em português).
O Google, sempre buscando melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa, por conta disso introduziu o EEAT em suas Diretrizes de Qualidade de Pesquisa.
Continue lendo para entender melhor e como como você pode aprimorar seu SEO.
O Significado de EEAT
O EEAT, ou “Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade”, é um conjunto de critérios do Google usado para avaliar a qualidade das páginas da web.
É uma evolução do EAT, que agora inclui um novo componente, a Experiência.
O Contexto do EEAT
O Google introduziu o EAT em 2014, e aprimorou o conceito com o EEAT em dezembro de 2022.
Embora o EEAT não seja um fator direto de classificação, o Google valoriza páginas com um forte EEAT, uma vez que isso gera maior confiança do usuário e aumento nas conversões.
Componentes do EEAT
- Experiência: Conteúdo de qualidade demonstra a experiência do autor no assunto, fornecendo informações autênticas baseadas em vivências pessoais e verdadeiras.
- Especialidade: Os avaliadores determinam se os autores são especialistas no assunto, com o conhecimento e as qualificações necessárias.
- Autoridade: A autoridade refere-se à reputação geral de um criador, conteúdo ou site dentro de um setor ou nicho.
- Confiabilidade: A confiabilidade é fundamental e está no centro do EEAT, construída através da experiência, especialidade e autoridade.
EEAT na Prática
Embora o EEAT não seja um fator de classificação direta, o Google busca exibir resultados que atendam a esses critérios e Fortalecer essa diretriz em seu site pode melhorar a confiança do usuário e, consequentemente, o desempenho nas classificações.
- A experiência do criador é comprovada por meio de insights autênticos e informações baseadas em vivências reais.
- A especialidade envolve ter o conhecimento e as credenciais necessárias para fornecer informações confiáveis.
- A autoridade é construída pela reputação e pelo reconhecimento no setor.
- A confiabilidade é central e é essencial em áreas críticas, como saúde e finanças.
Atualização do Google de Outubro de 2023: O Que Você Precisa Saber e Como se Adaptar
Entender que o Google está sempre mudando e melhorando, junto com as diretrizes, o EEAT e sua importância, é essencial para otimizar seu conteúdo e melhorar o seu site como um todo, não apenas na questão SEO.
A atualização do Google busca melhorar e refinar a experiência, especialidade, autoridade e confiabilidade, pois, reflete seu compromisso em fornecer resultados de alta qualidade aos usuários.
Ao aplicar esses conceitos em seu conteúdo, você estará mais bem preparado para atender às expectativas dos usuários, e também agradando os mecanismos de busca, para oferecer uma experiência de navegação completa e agradável aos usuários.
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