Descubra como sua empresa pode crescer utilizando a tecnologia

Descubra como sua empresa pode crescer utilizando a tecnologia

O uso da tecnologia permeia toda a sociedade. Em épocas mais recentes, ela mudou toda a dinâmica das relações humanas por meio dos aplicativos de mensagens e das redes sociais.

Com a atividade empresarial não é diferente. A alta popularidade das compras online mostra como o comportamento das pessoas mudou. São novas preferências, novas estratégias e oportunidades de se destacar em mercados onde a competitividade só cresce.

Por isso e por outras razões, entender por que e como a tecnologia deve ser usada para potencializar o crescimento é uma urgência.

Nós trazemos informações pertinentes sobre o assunto no texto a seguir, confira!

Qual é a importância da tecnologia para empresas?

Quando falamos a palavra “tecnologia”, estamos falando de muitos elementos, todos relacionados ao que a empresa produz e entrega.

Nesse sentido, tecnologia diz respeito a:

  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Gestão de pessoas;
  • Estratégias de logística;
  • Administração de estoque.

Esses são apenas alguns departamentos que são profundamente influenciados pelo uso de softwares e hardwares.
Nos tempos atuais, a tecnologia se faz presente, principalmente, nos métodos de divulgação (inbound marketing, anúncios de mídia paga, marketing de influência, entre outros).

A internet criou todo um novo sistema para repercutir informações, que chegam mais facilmente ao público.

Como crescer com o auxílio da tecnologia?

A aplicação de soluções tecnológicas no âmbito empresarial tem diversas formas de ser concretizada.
A seguir, vamos apontar algumas possibilidades muito positivas para aproveitar o progresso das tecnologias para fins comerciais, veja.

Recursos Humanos
Se antes todo o processo seletivo era feito manualmente, hoje existem softwares criados especialmente para agilizar essa parte.

Os softwares avaliam currículos, identificam lacunas de competências e cruzam as características de todos os candidatos para chegar ao perfil ideal para uma empresa.

Ou seja, os profissionais de Recursos Humanos economizam tempo e otimizam ainda mais a contratação de novos colaboradores.

Execução de tarefas
Pense em um empreendimento que depende da colaboração simultânea de várias pessoas para funcionar.
Hoje em dia, não é estritamente necessário que todos estejam no mesmo cômodo ou local para que isso seja possível. Nem mesmo as reuniões precisam ser limitadas ao modelo presencial.

Aplicativos de coordenação de tarefas, como o Trello, e softwares de chamada de vídeo, como o Google Meet, suprem muito bem qualquer necessidade de comunicação.

As pessoas podem trabalhar em casa ou durante uma viagem – e não deixarão de cumprir os prazos pré-estabelecidos.

Gestão de clientes
Especialmente em tempos onde o marketing faz parte integrante do dia a dia de todos, a gestão de clientes tem se tornado uma prioridade.

Cada venda precisa ser monitorada de perto, desde o primeiro contato do cliente em potencial com a empresa até as interações pós-venda.

Com o CRM, tudo isso pode ser administrado de maneira bastante facilitada. A interface do software contém todos os dados que os atendentes e vendedores precisam para completar as tarefas.

O resultado é que a experiência do cliente melhora consideravelmente, o que se traduz em mais vendas e mais pessoas fidelizadas.

Gerenciamento de recursos
A parte burocrática e financeira também se beneficia muito das novas tecnologias. Os ERPs são softwares utilizados para integrar todos os tipos de dados.

Informações financeiras, fiscais, administrativas, comerciais e produtivas: todas elas têm lugar no ERP.
Assim, o time de colaboradores pode ter acesso ágil a quaisquer dados que sejam necessários para basear tomadas de decisão.

Em especial quando é preciso alterar estratégias e analisar a saúde financeira da empresa, o ERP atua como uma ferramenta de muito valor.

Controle de qualidade
Os componentes de maquinário estão bem menos propensos a cometer erros do que pessoas. Por essa razão, ter um controle de qualidade forte é indispensável.

A análise sistemática de dados acerca da produtividade pode revelar muitos gargalos e etapas que precisam de correções.

Fazer esses diagnósticos com o auxílio de softwares especializados reduz a perda de tempo – e, no caso do empreendedorismo, perder tempo não é um luxo viável.

Conclusão

Se você chegou até aqui, sabe o quanto tecnologia e crescimento são inseparáveis. As possibilidades listadas neste texto comprovam ainda mais esse fato.

Desde o departamento de Recursos Humanos ao controle de qualidade, há várias formas de otimizar a qualidade e a consistência do seu negócio usando a tecnologia.

Pesquise as opções disponíveis no mercado, assine contratos com empresas de boa reputação e se mantenha sempre inovador e relevante.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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