Ferramentas Google para potencializar sua empresa.
Ferramentas Google

O Google disponibiliza muitas ferramentas de marketing para que seu negócio possa ser alavancado e tenha maior visibilidade online.
No entanto, é preciso usar essas ferramentas a seu favor, apoiando-se na estratégia de marketing adequada para a realidade do seu negócio.
De nada adianta sonhar com um site bem posicionado e atrativo para os seus clientes, sem utilizar tudo que está disponível para melhorar a sua posição nas buscas ou ofertar uma experiência melhor para seus clientes.

Portanto, conhecer e usar as melhores ferramentas para entregar uma experiência ainda melhor para seus usuários é fator de extrema importância.
Principalmente quando essas ferramentas são usadas dentro de um contexto em que, um profissional de marketing pensou a estratégia ideal para o seu público-alvo.

Quais são as ferramentas do Google para potencializar sua empresa?

O Google disponibiliza mais de 15 ferramentas que podem ser utilizadas a favor do crescimento de sua empresa.
Hoje iremos apresentar algumas delas que podem ser atreladas ao seu planejamento estratégico para aumentar a visibilidade de sua marca.
No entanto, como foi dito, as ferramentas só funcionam dentro de um planejamento estratégico voltado para as necessidades do seu negócio.
Caso sejam usadas de maneira aleatória e sem uma estratégia, os resultados obtidos não serão os melhores possíveis. Ao conhecer algumas das ferramentas você irá entender o motivo pelo qual é preciso planejar e construir uma estratégia para obter os resultados esperados, confira!

Google Analytics

Provavelmente esta seja a ferramenta gratuita do Google mais conhecida, sendo grande aliada de quem deseja analisar dados com facilidade, auxiliando até mesmo na produção de relatórios sobre o desempenho de campanhas e postagens em geral.
Além de apontar os números de visitantes que seu site recebeu em tempo real, essa ferramenta é uma poderosa forma de analisar o engajamento que sua marca foi capaz de gerar.

Quais são as fontes de tráfego, as palavras-chave mais bem classificadas que podem ser usadas a favor de potencializar seu tráfego.
No entanto, analisar essas informações requer conhecimento técnico para saber exatamente como usá-las a favor de potencializar a sua empresa.

Através do Analytics é possível responder perguntas que direcionam a criação do seu conteúdo de forma que se possa atingir melhores resultados ao criar exatamente aquele conteúdo que o público espera ver em sua plataforma.

Google Alertas

Essa é uma ferramenta que por muitas vezes é menosprezada! Mas parte fundamental de qualquer empresa é que ela se mantenha em constante atualização para que seus produtos ou serviços não se tornem obsoletos.
E se atualizar com conteúdos de qualidade e com a profundidade necessária para tomar decisões estratégicas para a sua marca pode ser mais difícil que parece.

Por isso, o Google Alertas é um grande aliado de quem deseja se atualizar sobre determinadas áreas de atuação.
O Google Alertas é muito fácil de personalizar e sempre que aparece uma novidade que possa te interessar ele dispara um e-mail para te avisar direto na sua caixa de entrada.

Dessa forma, é totalmente possível se manter antenado com o seu mercado de maneira prática e rápida, evitando a perda de tempo com pesquisas longas e que podem ser feitas automaticamente pelo próprio Google, de acordo com as suas preferências.

Google Trends

O Google Trends é um outro grande aliado de quem deseja se manter atualizado, porque quando se sabe qual é a tendência na sua área de atuação, é mais fácil atrair um grande número de visitantes ao criar o conteúdo que é trend.
Além de te indicar tendências, o Google Trends também te ajuda a se aprofundar sobre o tema, garantindo a oportunidade de encontrar alguma correlação com a sua área de atuação.

Portanto, além de te indicar possíveis tópicos a serem abordados, o Google Trends te ajuda a abordá-los com mais conhecimento de causa, tornando o seu conteúdo muito mais relevante e interessante aos olhos do público.

Google Meu Negócio

Essencial para divulgar negócios locais, o Google Meu Negócio é importantíssimo para marcar presença online com a sua empresa, mesmo que ela ainda não tenha site.
Através do Google Meu Negócio as informações da sua empresa aparecem na página de resultados sempre que alguém pesquisa sobre temas relacionados a sua marca.

Através dessa ferramenta é possível divulgar sua empresa, porque ela permite que seu público-alvo te encontre facilmente e com informações relevantes sobre seu negócio, como:
• Nome da empresa;
• Endereço;
• Categoria de atuação;
• Website caso tenha;
• Horário de funcionamento, que sempre deve estar atualizado;
• Fotos do local;
• Uma pequena descrição das atividades;

O Google Meu Negócio possibilita que sua empresa apareça em destaque nas pesquisas, porque ele abre uma barra lateral com todas as informações anteriormente citadas, divulgando o seu negócio a cada pesquisa correlacionada ao seu tema.
O que aumenta a possibilidade de um maior número de pessoas entrar em contato com sua empresa e conhecer o seu negócio.
Portanto, é uma ferramenta gratuita e muito útil para qualquer tipo de empresa, visando que seu negócio seja divulgado em maior escala.

Google PageSpeed Insights

Um site veloz é fundamental para que ele fique bem ranqueado nas pesquisas do Google, mas como saber se o site que foi montado por você está com essa velocidade ideal?
Afinal, a velocidade com que o site é carregado tende a alterar a experiência do usuário. Se o site carrega rápido a experiência tende a ser muito mais positiva.

Com essa ferramenta do Google, é possível ter o auxílio necessário para deixar seu site mais veloz, melhorando a experiência de quem acessa a página através de qualquer dispositivo.
Por isso, é importante verificar a aba mobile e desktop para que o resultado da análise do Google PageSpeed Insights possa ser usado para melhorar a velocidade do site em todos os dispositivos em que ele pode ser acessado.

Google Hangouts

Que tal fazer ligações pela internet com bastante qualidade? O Hangouts é uma boa opção para se comunicar com seus clientes ou colaboradores, tendo em vista a possibilidade de reunir até 25 pessoas conectadas em uma só chamada.
Assim, é possível se comunicar com toda a sua equipe de uma só vez, evitando erros de comunicação porque alguém não estava presente na ligação.

Outra possibilidade que o Hangouts oferece é a transmissão de vídeo chamada ao vivo pelo YouTube, de modo que se possa até mesmo palestrar usando o Hangouts.
Essa é uma boa forma de divulgar seu conteúdo criando autoridade em meio digital sem precisar de investimento financeiro algum, o que fará grande diferença na qualidade da imagem e som é meramente a sua internet e iluminação no local em que escolher para começar a vídeo chamada.

Google Voice

Outra ferramenta que pode te ajudar no quesito ligações telefônicas é o Google Voice, que te ajuda a falar ao telefone com potenciais clientes.
De modo que se a empresa tem mais de uma linha telefônica, o Google Voice também pode te ajudar a unir todas essas linhas, facilitando que qualquer cliente entre em contato através do número divulgado pelas outras ferramentas do Google.
As chamadas interurbanas do Google Voice são gratuitas, além do fato de que a ferramenta oferece um sistema de caixa postal simples e com preço competitivo para ligações internacionais.

Portanto, a ferramenta oferece diferentes soluções para quem precisa de ligações para tornar a empresa mais competitiva e não está disposto a pagar os altos preços que a maioria das empresas de telefonia cobram no país.
Além das soluções de ligações, o Google Voice envia mensagens de texto diretamente do seu computador, cria múltiplas saudações para personalizar a saudação para quem liga, compartilha recado e lê transcrições online.

Outro fato interessante é que o Google Voice recebe ligações de qualquer telefone, independentemente da operadora. Portanto, uma ferramenta extremamente útil de contato com seus clientes.
Personalizando a experiência da melhor maneira possível e otimizando a forma como sua empresa ficará disponível para receber ligações de dúvidas dos clientes e também para ligar para eles.

Google Slides

Uma boa apresentação é fundamental para que seus potenciais clientes queiram o produto que você tem a ofertar.
Portanto, usar o Google Slides a favor das suas apresentações é uma boa forma de alavancar sua empresa.

Para criar apresentações atraentes, modernas e que não gastam uma fortuna o Google Slides oferta muitas possibilidades e te ajuda a alavancar seu negócio através da boa imagem que será passada a cada apresentação.
Além de poder criar uma apresentação totalmente personalizada, com o Google Slides também é possível optar por um modelo já pronto e disponível na plataforma, otimizando seu trabalho.

Google Search Console

Ideal para profissionais de marketing o antigamente conhecido como Google Webmasters, é uma forma de entender melhor o site.
Através dessa ferramenta é possível rever a saúde do site, evitando erros de rastreamento, verificando alertas de malware e se existem URLs bloqueadas.
Além de possibilitar a verificação de como está a configuração do site, evitando que algo saia de controle.
Observar os backlinks para entender de onde eles estão vindo, assim como o tráfego da página.

Portanto, ele funciona como um grande painel em que é possível examinar a qualidade do site e verificar quais pontos podem ser melhorados a partir dos conhecimentos obtidos através do Google Search Console.
O que se torna um grande aliado daquele profissional que usa a ferramenta visando potencializar o alcance do site.
No entanto, quem não entende o suficiente para utilizar a ferramenta pode não extrair nada da mesma, tendo em vista que ela oferece melhores resultados para o uso de profissionais da área.

Nenhuma ferramenta garante alto posicionamento

Um fato que precisa ser abordado é que o uso dessas ferramentas não garante por si só a potencialização da sua empresa.
Mesmo que com os novos conhecimentos adquiridos agora você decida usar uma ou outra plataforma para alavancar seu negócio, sem a estratégia adequada isso pode simplesmente não ofertar retorno algum.
Por se tratarem de ferramentas gratuitas, muitas vezes elas são usadas de maneira inadequada por pessoas que não são profissionais do marketing.

O que pode diminuir a eficácia do uso dessas ferramentas a favor da construção de uma marca forte. Para tal resultado positivo, é preciso traçar uma estratégia que veja as ferramentas como elas de fato são, como ferramentas que podem ser combinadas para atingir um resultado maior.

É preciso adotar uma estratégia

Quando se pensa em utilizar as ferramentas do Google para potencializar sua empresa e trazer novas oportunidades para ela, não adianta meramente estudar cada ferramenta e usá-las de maneira incoerente.
Cada empresa necessita de um planejamento de marketing bastante específico para que todas as ferramentas corroborem para o sucesso do negócio.

É justamente essa estratégia traçada por um profissional da área que irá contribuir para que o seu negócio seja potencializado e bem-sucedido, alavancando sua empresa e deixando os demais concorrentes para trás.
Portanto, mesmo quem já algumas dessas ferramentas do Google ou quem está pensando em usá-las a favor do crescimento do negócio, saber recorrer a especialistas é fundamental.

O time da Webby está 100% pronto para atender todas as necessidades do seu negócio, alavancando sua empresa com o uso das ferramentas certas dentro do planejamento estratégico ideal para a sua marca.
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