Marketing digital: uma ferramenta poderosa

Marketing Digital é um termo amplamente usado hoje em dia, que nada mais é do que todo o marketing realizado por meio da internet, englobando a estratégia de vendas, preço e a definição de como atender as necessidades do público alvo. Dada a velocidade com que a Internet está evoluindo, uma definição de marketing digital precisa ser ampla e inclusiva.
Um dos princípios do marketing digital é estar presente onde os clientes dispostos a consumir estão e fornecer conteúdo que atenda às suas expectativas.

Conheça alguns dos diversos canais utilizados são:

Blog
Um blog é um site em si, mas projetado para a publicação de conteúdo informativo, exclusivo e relevante afim de oferecer soluções e informações ao seu público alvo, pode ou não ter a função de realizar vendas direta ou indiretamente.

SEO
SEO ou Search Engine Optimization refere-se à otimização para mecanismos de busca. A sua finalidade é fazer com que o seu site, loja virtual ou blog seja bem ranqueado, por meio de destacar os principais termos relacionado ao conteúdo do seu site e a experiência do usuário, integrando diversas aplicações para aparecer nas primeiras posições das pesquisas online, como no Google por exemplo.

Redes sociais
Os consumidores estão cada vez mais nas redes sociais, curtindo, comentando, seguindo e dando todo tipo de opinião para produtos, empresas e experiências especialmente no Facebook e Instagram. Usar essas mídias de forma inteligente é fundamental para ter um bom resultado, posts caseiros feitos no paint pelo sobrinho não estão com nada, é necessário um bom uso baseado em estratégias levando em conta dezenas de fatores.

Links Patrocinados
O Google AdWords, Facebook e Instagram oferecem ferramentas para impulsionar os resultados dos seus negócios e tornar visível para um público diferenciado. Elas funcionam muito bem, pois permitem que você publique seus anúncios, alcançando seus clientes-alvo com grande precisão e a um custo significativamente menor do que a mídia tradicional. A publicidade pode ser usada para atrair consumidores para o seu site e colocá-los em contato com o conteúdo.

E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta para se concentrar em suas estratégias. Seus clientes, ao fornecerem o e-mail deles, permitem a você enviar informações relevantes. Frequentemente, o e-mail marketing é elaborado a partir do seu site e chega diretamente aos seus clientes, o que as mídias sociais não conseguem alcançar tão diretamente.

Pensamento estratégico
Antes de iniciar qualquer campanha de marketing digital, é essencial ter um ótimo planejamento. Alguns pontos que devemos refletir são:
Quem são seus clientes?
Quais são as necessidades deles?
Quais são os comportamentos de compra deles, principalmente na internet?
Quais são as suas vantagens competitivas?
Quais são seus objetivos?

Essa reflexão permitirá identificar com maior precisão as ferramentas a serem usadas para alcançar efetivamente seus clientes e, acima de tudo envolver-se com uma conversa construtiva que em última análise permitirá gerar vendas.
Depois de identificar as necessidades e os canais de comunicação mais eficazes para alcançar seus clientes, você precisa determinar o conteúdo que gerará mais comprometimento deles.

Conteúdo, a chave do marketing digital
Criar conteúdo relevante é uma das chaves do marketing digital. Os consumidores que pesquisam na Internet procuram informações para responder a um problema, não anúncios. Portanto, é essencial que o conteúdo criado por sua empresa atenda a pelo menos uma necessidade do cliente.
O marketing de conteúdo, portanto, está tentando atender sua comunidade de clientes – atual ou potencial – primeiro, compartilhando informações, ideias e experiências, sem pedir diretamente nada em troca. O marketing de conteúdo não é um argumento de vendas, mas a maneira de desenvolver um relacionamento e criar essa conexão.

A ideia por trás da criação de conteúdo útil e relevante aos seus clientes em potencial, responder às perguntas deles em tempo hábil, oferecendo soluções para os problemas deles, trata-se de estabelecer sua credibilidade na sua área de especialização. Assim, os consumidores que não o conhecem poderão descobrir você, iniciar um relacionamento de confiança com sua marca e, finalmente, esse relacionamento pode levar a uma venda.

Com os clientes, o conteúdo que você criar consolidará seu posicionamento, facilitando sua lealdade e principalmente a quantidade de acessos, contatos e orçamentos, seja em seu site ou mídia social. Essa estratégia tem o grande diferencial de ter um custo baixo, com foco no desenvolvimento e criação de conteúdos relevantes, e o resultado final com certeza é extremamente satisfatório.

Equipe Webby

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