O que é guest post e backlink?

O que é guest post e backlink?

Uma das estratégias mais importantes para o sucesso de uma empresa com marketing digital é o SEO, Search Engine Optimization. Essa é uma estratégia que garante à empresa maior alcance e visibilidade nos mecanismos de busca como Google e Youtube.

Dentro do SEO, há uma variedade de técnicas e boas práticas recomendadas pelos próprios mecanismos de busca como forma de proporcionar aos profissionais da área formas de estudar e entender o algoritmo.

O guest post e o backlink são dois pilares extremamente importantes de uma boa estratégia de SEO.

Não está familiarizado com os termos? Não se preocupe. Abaixo falamos mais sobre cada um deles e como incluir essas medidas em um plano de marketing.

O que é uma estratégia de SEO?

Em primeiro lugar, vamos aprofundar os conhecimentos sobre o que é uma estratégia de SEO na prática.

SEO é uma estratégia usada para otimizar as páginas de um site a fim de conquistar melhores posicionamentos nos resultados de busca de motores como o Google, Bing e Youtube.

Atualmente, praticamente toda vez que uma pessoa tem alguma dúvida sobre um produto ou problema que precisa resolver, ela realiza uma pesquisa na internet. Na sequência, esse usuário recebe uma variedade de opções de link para clicar. A tendência é que o clique seja feito já na primeira página de resultados exibidos, dando preferência para os primeiros.

Dessa forma, o consumidor encontra com facilidade o que está procurando e a marca ganha mais visibilidade, autoridade e, consequentemente, vendas. Por trás desse mecanismo, as empresas com melhor performance são as que têm as melhores estratégias de SEO aplicadas.

Além disso, o SEO pode ser classificado entre SEO On Page e SEO Off Page. Sendo que o On Page diz respeito a otimização SEO feita dentro de páginas, enquanto o Off Page representa as alterações feitas fora da página, como é o caso do guest post e do backlink.

O que é guest post?

Traduzindo ao pé da letra, um guest post é uma postagem de convidado. E é isso mesmo que significa, a publicação de artigos no site de outras pessoas ou a publicação de outras pessoas no seu site.

Essa é uma prática que garante mais tráfego de referência e autoridade para a marca, que assume um papel de comunicadora através de canais de terceiros.

Essa estratégia complementa o SEO justamente por contar sempre com um link interno que direciona para o seu site ou para o do convidado. Isto é, se você faz um guest post para uma empresa, o link para o seu site estará disponível no site de outra empresa, para livre acesso de sua audiência.

Quando alguém faz um guest post para você, ocorre a mesma troca. E é válido mencionar que em ambos os casos a estratégia de SEO se beneficia, pois o algoritmo também considera o uso de links externos nas páginas.

Essa troca de links é o que chamamos de backlink, conceito que iremos entender mais adiante.

Como usar o guest post

Para tirar bom proveito do guest post na estratégia, defina metas e objetivos para a postagem. Com isso, será possível definir com clareza os portais e empresas com os quais você deseja fechar a parceria.

Você pode fazer um esquema de parceria em que há uma troca mútua de guest posts com backlinks e manter uma rotina para isso, trazendo uma coluna ou categoria para essas postagens.

Entretanto, não se esqueça de variar e renovar para não manter apenas uma parceria.

Opte por sites que têm conteúdo voltado para o seu nicho e cujos valores são compatíveis com os da sua empresa.

O que é backlink?

Como vimos antes, os backlinks estão presentes nos guest posts, mas não é só lá que eles estão! Quando um domínio coloca um link do seu site em alguma página sem que você faça um guest post – chamado de link natural, também é muito bom para a sua performance com SEO.

A área específica do plano de SEO que engloba os backlinks se chama Link Building, ou seja, construção de links. É uma técnica que visa criar uma rede de conexão de links, prática que auxilia no ranqueamento das páginas.

Como usar backlinks

Assim como no caso dos guest posts, é preciso ter objetivo e metas claras, priorizando domínios com autoridade e garantir o posicionamento adequado do link na página.

Por que usar uma estratégia de guest post e backlink?

Como você já deve ter percebido, essas são duas técnicas muito importantes para ter bons resultados com o plano de SEO no marketing digital da empresa. Mas pensando em resultados práticos e tangíveis, como a empresa se beneficia com o uso de guest post e backlink? Saiba mais:

#1 Ranqueamento

Um dos benefícios mais notáveis do uso de backlinks e guest posts é o ranqueamento, pois a estratégia é um parâmetro positivo de avaliação dos mecanismos de busca e é como se indicassem confiabilidade ao seu domínio.

Dessa forma, como consequência, as páginas ganham posições melhores de ranqueamento nos resultados de busca.

#2 Tráfego de referência

É importante mencionar o quanto esse resultado precisa ser bem aproveitado. Se você não souber aproveitar o tráfego de referência que irá obter com backlinks e guest posts, será um tráfego perdido.

De qualquer maneira, o tráfego de referência é um tipo de tráfego originado dos links externos, ou seja, audiências fresquinhas para o time de marketing preparar para o time de vendas.

#3 Network

As parcerias envolvidas no projeto com guest posts e backlinks podem propiciar a criação de uma rede de relacionamento da empresa com outras empresas do segmento, o que pode ser muito importante para realizar ações de benchmarking, parcerias em outras plataformas e outras campanhas de marketing.

#4 Expansão de audiência

Por fim, a expansão da audiência é uma consequência direta da estratégia, ao passo que seu link estará disposto para os potenciais clientes de uma empresa do seu segmento. Isso ajuda a trabalhar a autoridade e presença digital da sua empresa.

Os guest posts e backlinks, assim como a estratégia de SEO como um todo, são medidas fundamentais para as empresas que querem prosperar no digital e construir uma base sólida de clientes, leads e prospects.

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Murillo Webby

Murillo Rennó é fundador da Webby, uma agência web digital localizada em Sorocaba/SP desde 2012. Com uma vasta experiência no desenvolvimento e reformulação de websites profissionais para empresas em WordPress. Ao longo de sua carreira, Murillo liderou diversos projetos, ajudando empresas a se destacarem no competitivo mercado online. Sua abordagem inovadora e personalizada na gestão de projetos digitais tem sido fundamental para o sucesso de muitos negócios.

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