SEO local: dicas para melhorar o posicionamento no Google

SEO local: dicas para melhorar o posicionamento no Google

Otimizar a pesquisa local é uma maneira fantástica de alcançar clientes e obter tráfego para o seu site, sendo uma ferramenta fundamental para empresas que prestam serviços locais e regionais, pois é focado nos resultados de busca em uma localidade específica, diferente do SEO nacional que é mais abrangente.

Confira esse conteúdo sobre SEO local: dicas para melhorar o posicionamento no Google, que aplicadas corretamente vão potencializar o SEO Local do seu site, podem aumentar seu tráfego, gerando presença online e aumentando consideravelmente as vendas.

O que é SEO local: dicas para melhorar o posicionamento no Google

SEO local ou Otimização para Mecanismos de Busca Local é a prática de otimização de mecanismo de pesquisa para resultados de pesquisa local, ou seja unindo seu produto e a cidade ou bairro, ou o serviço e a cidade ou bairro.

Por exemplo quando você pesquisa: “criação de sites WordPress Belém ou “empresa de locação de máquinas em Sorocaba” ou “Pasta Escolar Atacado São Paulo

No Google, isso significa ajudar o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio e Google Maps a ter uma classificação mais alta e aparecer com mais frequência em resposta a um volume maior de consultas relevantes.

A missão do Google é fornecer aos pesquisadores a melhor resposta para qualquer consulta. Continue lendo sobre SEO local: dicas para melhorar o posicionamento no Google.

SEO local: dicas para melhorar o posicionamento no Google

Como criar um SEO Local?

A otimização para pesquisa local requer o mesmo trabalho rigoroso de SEO necessário para qualquer página, mas há algumas coisas adicionais que você pode fazer para aumentar sua aparência pesquisas locais.

1. Crie sua conta no Google Meu Negócio
Criar uma conta no Google Meu Negócio é fundamental e gratuito, essa ferramenta do Google permite que as empresas apareçam no Google Maps com suas informações de contato e receba avaliações de seus clientes.

Para melhorar seu perfil no Google Meu Negócio:
• Preencha completamente o seu perfil
• Adicione fotos e vídeos
• Obtenha avaliações
• Mantenha as informações atualizadas
• Adicione a categoria correta que se aplica ao seu negócio
* Inclua as suas principais palavras-chave e área de atendimento

2. Avaliações no Google
As avaliações no Google são poderosas ferramentas, porém é preciso conquistá-las através dos seus clientes. Isso significa garantir a qualidade do serviço que a sua empresa presta ou vende.

Responder a todas as suas avaliações, tanto positivas quanto negativas é fundamental, isso mostra aos clientes em potencial que você está ativo e envolvido com seus clientes.

Fontes afirmam que pelo menos 88% dos compradores online verificam as avaliações das empresas antes de efetuarem as compras.

Existem várias formas de pedir que os seus clientes avaliem a sua empresa, incluindo:

  • Ao concluir um serviço ou venda pedir ao cliente que deixe um comentário.
  • Enviar o link do seu perfil do Google Meu Negócio em sua assinatura de e-mail ou WhatsApp
  • Fornecer um incentivo para que os clientes deixem uma avaliação

3. Obtenha Citações em Diretórios – Backlinks
Por meio de citações em diretórios você pode obter informações precisas na internet sobre vários negócios em uma determinada localidade. As citações também ajudam você a obter backlinks locais de sites confiáveis.

As citações são menções do nome, endereço e número de telefone da sua empresa em outros sites. Quanto mais citações você tiver, maior será sua classificação no Google. ​​

4. Otimize para dispositivos móveis
Com cada vez mais pessoas usando seus smartphones e dispositivos móveis para pesquisar na Internet, é importante que seu site seja otimizado para todos os dispositivos.. O Google tem um teste de compatibilidade com dispositivos móveis que você pode usar para ver se o seu site é compatível com dispositivos móveis e melhorar a experiência para os visitantes do seu site, certifique-se de que:

  • Seu site é carregado rapidamente
  • Seu conteúdo é fácil de ler em uma tela pequena
  • Seus botões e links são fáceis de clicar em um dispositivo móvel.

5. Crie conteúdo direcionado (serviço + cidade)
É sempre muito importante criar conteúdos com links e chamadas diretamente ligados à localização de sua empresa com o produto ou serviço. É possível criar páginas ou posts e fazer referência à cidade ou bairro de atuação, confira alguns exemplos:

  • Desentupidora na Zona Norte
  • Escolinha de Futebol em Campinhas
  • Administradora de condomínios em Pinheiros
  • Criação de Sites Sorocaba
  • Materiais Elétricos Itaquera

Esse tipo de estratégia de SEO local que une o serviço ao localização é bastante poderoso e efetivo, ajuda sua empresa a ser mais visível nos resultados de busca local no Google e Google Meu Negócio.
Qualquer empresa pode se beneficiar do SEO local, basta ter um local físico e criar conteúdos direcionados a determinadas áreas, como cidades ou bairros.

SEO local para a sua empresa

O que achou de aprender mais sobre SEO local: dicas para melhorar o posicionamento no Google?
Você pode melhorar sua classificação no Google e obter mais tráfego para seu site. O SEO local aprimorado ajudará os clientes em potencial em sua área a encontrar sua empresa.

Aproveitar os resultados da pesquisa local pode ser enorme, especialmente para pequenas empresas. Ficou com alguma dúvida quanto a otimizar a sua empresa localmente na internet? Fale com o nosso Time!

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Murillo Webby

Murillo Rennó é fundador da Webby, uma agência web digital localizada em Sorocaba/SP desde 2012. Com uma vasta experiência no desenvolvimento e reformulação de websites profissionais para empresas em WordPress. Ao longo de sua carreira, Murillo liderou diversos projetos, ajudando empresas a se destacarem no competitivo mercado online. Sua abordagem inovadora e personalizada na gestão de projetos digitais tem sido fundamental para o sucesso de muitos negócios.