UX do Google é o novo fator de ranqueamento

O Google está se atualizando mais que nunca, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário (UX). Essa é uma tendência que veio para ficar e seu site precisa se adaptar!
Tendo em vista que, a experiência do consumidor precisa ser positiva em relação ao seu produto ou serviço. De modo que, isso faça a pessoa passar mais tempo na sua página.
Portanto, a atualização do Google requer que todas as empresas também se adaptem a essa nova realidade.
Oferecendo a cada consumidor uma experiência cada vez mais satisfatória ao acessar sua página. Mas para isso, é preciso entender mais sobre a atualização!

Entendendo o que é page experience
Primeiramente é preciso entender que o Google tem a documentação detalhada a respeito dos critérios de experiência do consumidor com a sua página.
Isso significa dizer que, o Google tem critérios a respeito de como o usuário irá perceber o acesso em sua página. Alguns itens que fazem parte desses critérios são:

• Se o conteúdo oscila quando a página está sendo carregada;
• Se os anúncios da página são intrusivos;
• Se a página é compatível com dispositivos móveis;
• Análise a respeito da velocidade de carregamento da página;
• Se a execução da página é em HTTPS.

Esses são apenas alguns dos fatores que influenciam diretamente na forma como as pessoas que acessam seu site vivenciam essa experiência.
Quando o carregamento do site é lento, por exemplo, o usuário tende a não passar muito tempo na página.
Uma vez que, um site pesado naturalmente consome mais dados de seu pacote de internet. Entre outros motivos, como a própria impaciência de aguardar o site carregar para descobrir as informações que necessita.
Investir em page experience é uma necessidade para todos os empresários. No entanto, quem compreende a importância e sai na frente, tende a se destacar e fechar mais negócios ao longo do ano.

A atualização acontecerá em 2021
A boa notícia é que, se o seu site está com problemas que interferem negativamente na experiência de seu usuário, ainda dá tempo de corrigir.
Uma vez que, a atualização anunciada pelo Google está prevista para 2021. Portanto, é possível aproveitar o final do ano para investir em melhorias de sua página. De modo que, seja possível melhorar a experiência de seus visitantes.
O próprio Google disponibiliza ferramentas úteis para tal otimização, como o Google Analytics. Uma vez que, a ferramenta auxilia a entender melhor os usuários que visitam sua página.

Com base nas informações, é possível conseguir os insights necessários para atualizar sua página e fornecer uma experiência muito mais agradável ao seu cliente.
Perceba que, a atualização tem por objetivo oferecer ao usuário a melhor experiência. Atualmente, o Google é uma das maiores empresas do mundo. E se esta é uma preocupação do Google, também deveria ser preocupação de sua empresa, independentemente do porte de seu negócio.

Como configurar a nova experiência?
Agora que já discutimos a respeito da importância de prezar pela experiência de seu cliente, é importante aprender o que fazer para se atualizar.
De modo que, sua página possa estar preparada para os novos padrões do Google em 2021. Garantindo que manterá uma boa posição nos resultados de pesquisas de seus potenciais consumidores.

O primeiro passo é entender que o próprio Google usa o aprendizado de máquina como componente principal para gerar novos insights automaticamente com base nos seus dados.
E uma vez que, você também tem acesso a esses dados, é preciso saber interpretá-los para usar essas informações e melhorar seu site ou App.
É preciso observar e entender como as pessoas interagem em relação a sua empresa. Para que seja possível realmente otimizar a experiência delas.

No futuro próximo, essa experiência funcionará com ou sem cookies/identificadores. E mesmo assim, é preciso ter insights sobre seus visitantes. Portanto, é preciso continuar investindo em análise de seus dados atuais para ter melhores resultados a longo prazo.
A nova geração do Google Analytics é uma importante ferramenta para otimizar seu site ou App. Garantindo resultados ao longo prazo.

O que pode ser feito hoje para melhorar sua página?
Que tal começar a investir hoje mesmo em melhorias para sua página? É possível e não requer grandes esforços. Afinal, ainda existe tempo hábil a ser usado para investir em otimizações.
Garantindo que, no momento em que o Google realizar de fato a atualização anunciada, sua página já estará completamente preparada. Confira o que pode ser feito.

Um site acessível
É importante construir uma página que seja acessível a todos os usuários. Isso significa investir em página que seja responsivo, adaptando-se a tela de seu usuário, seja qual for a origem do acesso.
E quando falamos em “funcionar” é importante entender que, não basta apenas que o site abra. É preciso que a sua página realmente ofereça uma boa experiência para quem acessa de qualquer dispositivo.

Confiabilidade de rede
A sua empresa precisa de um site que tenha desempenho consistente e confiável. Por isso, é fundamental investir em confiabilidade da rede.
Sabe quando o site cai por causa do excesso de acessos em dia de promoção? Isso é péssimo para a imagem da empresa e para a experiência de seu cliente.

Portanto, não adianta lançar promoções se a página costuma cair devido aos acessos. Os clientes que não conseguem efetuar a compra ficam insatisfeitos e com razão.
Antes de pensar em usar seu site para vender mais, é preciso que ele esteja devidamente preparado para receber todos os acessos que são esperados.

Invista em segurança
É indispensável que seu site seja seguro em relação aos dados de cada usuário. As leis em relação à segurança dos dados estão endurecendo.
Empresas que não se adaptam perdem clientes e podem, inclusive, responderem judicialmente por vazamentos de dados pessoais dos usuários.

Nesse quesito, a atualização é importante não só por uma questão de experiência do usuário. Como também, por causa da necessidade de proteger a própria empresa de ações de hackers. Que podem causar prejuízos incalculáveis aos cofres da empresa.

Invista nas melhores práticas
É importante que sua empresa invista em adotar as melhores práticas, para que seja facilmente encontrada em meios de busca.
Assim como, ofereça ao usuário uma experiência agradável aos olhos. Desde o uso de HTTPS até a proporção correta da imagem, é importante se atentar para cada etapa.

Verifique a otimização de SEO para que seu site seja facilmente detectável. De modo que, todas as pesquisas relacionadas ao seu segmento de atuação resultem em acessos para sua página.

Execute testes em seu site
Após realizar tantas atualizações, verifique se o seu site funciona em todas as auditorias. Avalie o desempenho de seu site nas áreas de seu interesse.
Faça testes de maneira constante, com o objetivo de melhorar os resultados do seu site. Se a página demora para carregar, se tem links quebrados, tudo precisa ser avaliado e melhorado.

De modo que, a navegabilidade em sua página seja favorecida. E isso possa fazer com que os usuários passem mais tempo em sua página. Algo que é indispensável para quem busca realizar vendas online.
Afinal, se a pessoa passa mais tempo navegando em sua página, a tendência natural é que encontre mais produtos que interessam e isso aumente a compra.

Como ter um site com maior performance em WordPress?
Algumas medidas são necessárias para ter um site com melhor performance em WordPress, mas todas elas são simples de resolver, confira:

• Remover JavaScript não utilizado;
• Evitar botões que não têm nomes acessíveis;
• Evite vários redirecionamentos de página;
• Evite imagens com baixa resolução;
• Elimine bibliotecas front-end JavaScript com vulnerabilidade de segurança conhecida;
• Ofereça um site com resposta rápida.

Investir em melhorias constantes é importante para a imagem da sua empresa ser positiva. Quem inova, sempre costuma atrair clientes que se tornam fãs da marca.
Portanto, você estará investindo em algo que sempre dá retorno para sua empresa. Garantindo um bom posicionamento nas páginas de buscas e consequentemente, mais usuários acessando sua página todos os dias.
Essas atualizações são importantíssimas para atrair tráfego orgânico, que deve fazer parte da sua estratégia de marketing digital.

Por isso, a recomendação é que você deve manter seu site em constante atualização. De modo que, suas páginas sejam otimizadas, links não fiquem quebrados em seu site e seu cliente tenha a melhor navegabilidade.
Investir na experiência do consumidor, é uma tendência de mercado que veio para ficar. Naturalmente, novas atualizações vão aparecer e é preciso ter uma boa equipe para te dar suporte.

De modo que, seu site nunca fique fora do ar durante promoções ou deixe seu cliente inseguro para efetuar uma compra.
Nossa equipe, está sempre disposta a auxiliar nas melhorias que são necessárias para seu site se destacar no mercado. Entre em contato com nossos especialistas e solicite seu orçamento.

Equipe Webby