Desconecte-se para se conectar

Desconecte-se para se conectar

Em um mundo cada vez mais conectado, muitas vezes é preciso desconectar-se para se conectar, apesar de isso ser algo bastante difícil nos dias de hoje, não é mesmo?

Ora, o celular está sempre ao nosso alcance, ali pertinho, e é complicado não cair na tentação de ir conferir rapidinho aquela rede social favorita.

Contudo, o que era para ser apenas alguns minutos se tornam horas navegando pelas telas do WhatsApp, Instagram Twitter e tantas outras mídias sociais.

Então, esse uso sem freios pode se tornar um verdadeiro problema, comprometendo até mesmo a sua saúde. Por isso, aqui vamos explicar porque desconectar também é preciso. Veja!

Principais problemas causados pelo uso excessivo de telas e da internet

Qualquer coisa em excesso nunca é algo positivo e essa máxima também se aplica ao uso de telas. Apesar dos benefícios e vantagens que a tecnologia trouxe, é necessário estar atento aos riscos também para a saúde.
Portanto, confira alguns dos problemas mais comuns:

  • Diminuição da capacidade de concentração – as luzes levam o organismo a impedir a produção de serotonina, causando a diminuição da capacidade de concentração e prejudicando o sono
  • Agravamento da depressão – os conteúdos das redes sociais estão, em grande parte das vezes, ligados a autoimagem, o que faz com que casos de depressão sejam agravados
  • Ansiedade – a ansiedade pode ser acarretada também pelo uso excessivo das telas, seja porque altera o humor ou porque gera sentimentos conflituosos
  • Dependência virtual – a dependência causa outros sintomas graves, como senso de urgência em responder as mensagens, irritabilidade e angústia

Desconecte-se para se conectar. Veja algumas dicas!

A utilização do celular e da internet é fundamental na vida moderna, seja para entrar em contato com os amigos, se informar sobre as notícias ou resolver coisas de trabalho.

No entanto, desconectar-se é necessário e fazer isso pode ser complicado, em especial se você já vem de um uso excessivo. Porém, algumas medidas podem ser adotadas e que facilitam essa “desconexão”. Veja!

Desligue as notificações
Desligue as notificações e acabe com o senso de urgência de responder imediatamente. Além disso, não se esqueça de silenciar os grupos. Quando algo for urgente, pode ter certeza que você vai saber!

Tenha horários para usar as redes sociais
Você não tem obrigação alguma de estar conectado 24 horas por dia e isso é válido até mesmo se você trabalha com internet e redes sociais. Separe momentos do seu dia para se atualizar, tendo horários para o uso da internet. Assim você evita ter que ficar online o tempo inteiro.

Busque fazer atividades offline
Se envolva em outras atividades que não envolvam telas ou rolar no feed do Instagram. Converse com os amigos presencialmente, faça caminhadas, leia aquele seu livro favorito ou cozinhe. Coisas simples que fazem diferença!

mulher lendo um livro com celular de lado

Conclusão

As vantagens que a internet trouxe não estão em pautas aqui, pois elas são inegáveis em um mundo moderno e tecnológico. Porém, todo e qualquer uso em excesso é prejudicial e causa danos à saúde, por isso desconecte-se para se conectar.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado refletir sobre como anda a sua qualidade de vida e o uso do seu tempo. Desconecte-se para se conectar com você mesmo e com a vida real.

Aproveite e confira a nossa matéria sobre o impacto da internet nas nossas vidas.

Murillo Webby

Murillo Rennó é fundador da Webby, uma agência web digital localizada em Sorocaba/SP desde 2012. Com uma vasta experiência no desenvolvimento e reformulação de websites profissionais para empresas em WordPress. Ao longo de sua carreira, Murillo liderou diversos projetos, ajudando empresas a se destacarem no competitivo mercado online. Sua abordagem inovadora e personalizada na gestão de projetos digitais tem sido fundamental para o sucesso de muitos negócios.