Experiência na Página: O novo algoritmo do Google

Que o Google realiza constantes mudanças e atualizações no seu algoritmo visando entregar aos seus usuários os melhores resultados, de forma rápida e precisa não é novidade para ninguém.
São essas constantes mudanças que tornam o trabalho das agências de criação de site e de seus clientes cada vez mais desafiadores e nos colocam em uma busca incessante pelas melhores posições nos resultados das buscas e o tão sonhado “primeiro lugar no Google.

Para isso acontecer é preciso que os sites tenham alguns requisitos, os principais são: conteúdo de qualidade e inédito, navegação fácil e intuitiva, velocidade e rapidez e ainda adaptar-se a qualquer dispositivo.

  Na Agência Webby todo projeto é pensado e executado, desde a idealização do layout, os detalhes, cores e elementos que irão compor o site, diagramação do conteúdo, botões e imagens. Cada aspecto do site é cuidadosamente testado e aprimorado.

A pergunta que mais ouvimos é: “como faço para minha empresa aparecer no Google?”
Por isso preparamos para vocês essa matéria com o nosso TOP 3 diretrizes do Google explicando um pouco como tudo isso funciona e como sua empresa poderá aparecer no Google de forma orgânica. Vamos lá!

Como funciona o algoritmo do Google (Page Experience)
O novo algoritmo do Google que está para ser lançado é a Experiência na Página, mas na prática o que significa essa Experiência na Página?

Resumidamente, esse algoritmo funciona analisando a experiência dos usuários durante a navegação no site e como consomem esse conteúdo.
Por isso é primordial o aprimoramento de elementos e demais aspectos do site, afim de transformar para melhor a experiência do usuário durante a navegação, principalmente no acesso mobile (navegação pelo smartphone) em uma navegação interessante, de fácil acesso e eficiência. Essa alteração é fundamental para todas as empresas que querem se manter bem posicionadas no mundo online e obter um retorno satisfatório e constante de contatos e leads.

Mas além do novo algoritmo “Experiência na Página”, A Webby separou de forma simples e prática as principais diretrizes do Google de Maio de 2021.

1 – Velocidade do site
Um dos principais fatores que mede a qualidade de um site é sua velocidade, o tempo de carregamento de abertura do seu site após o clique.
Os sites que possuem um tempo maior de abertura ou uma experiência mais lenta, principalmente no celular, é menos provável que eles encontrem sua página em um futuro bem próximo.
A boa notícia é que aqui na Agência Webby temos como prioridade a velocidade do site durante sua criação, aplicando técnicas específicas para tentar deixar o site mais leve e proporcionar melhor experiência ao usuário. Utilizamos de ferramentas do próprio Google para medir a velocidade e desempenho, isso nos permite já realizar as devidas correções durante a fase de criação e construção do site.
O Google também disponibiliza algumas ferramentas gratuitas que você mesmo pode medir a velocidade do seu site.

2 – Conteúdo relevante com textos inéditos
Outro fator muito importante durante a criação do site é a criação de um conteúdo relevante. Essa diretriz é peça fundamental para que os seus clientes encontrem a sua empresa na internet e proporcione os melhores resultados aliados a experiência na página.
O Googlebot (robôs do Google) diariamente fazem varreduras, rastreando novos conteúdo e classificando-os de acordo com a sua qualidade. Os sites que possuem melhores conteúdos são melhores posicionados no Google.

Por isso vale a pena investir na criação de conteúdo, seguindo as dicas abaixo:

  • Defina as palavras-chaves com as quais você quer ser encontrado pelo seu cliente (em termos leigos e técnicos)
  • Crie textos ricos com essas palavras-chave e bem explicativos
  • Escreva textos inéditos, bem estruturados e que agreguem valor ao usuário
  • Crie uma página de dicas e notícias e mantenha-a sempre atualizada
  • Elabore um conteúdo superior ao site de seus concorrentes

Quando criamos um site, nós nos certificamos que todas as páginas estejam bem otimizadas com SEO individualizado, urls limpas e que serão rastreadas pelo Google, todos esses fatores impulsionam a experiência na página.

3 – Palavras-chave e SEO
Definir bem as palavras-chave é muito importante, elas são os termos digitados na caixa de busca do Google pelos usuários, por exemplo: uma das nossas principais palavras-chave é “criação de site”. Então quando o nosso público alvo digita essa palavra no Google, ele encontra nosso site, sem citar especificamente “Webby Propaganda ou Agência Webby”.

Conhecer o seu público é muito importante para poder definir essas palavras com precisão, afinal você precisará deduzir como eles buscam seu serviço, produto ou empresa, sejam em termos leigos ou técnicos e o nível de abrangência (regional, estadual, nacional ou internacional), afinal não adianta sua empresa aparecer bem posicionada no Acre se você presta serviço apenas em Sorocaba/São Paulo.

O SEO é um conjunto de ferramentas poderosas que otimizam todo o seu site. E como dissemos no início o Google está em constante mudança, no momento o foco está em aperfeiçoar a experiência do usuário. mais precisamente nesse momento a experiência na página. Nós da Agência Webby, sempre que possível estamos aplicamos as principais diretrizes do Google nos sites dos nossos clientes, para que obtenham os melhores resultados.

Dicas (muito) úteis para o SEO:

  • Site Responsivo – certifique-se que seu website é adaptável para todos os dispositivos
  • Faça uma atualização periódica de conteúdo como textos, dicas e notícias, serviços, produtos, entre outros. É muito importante manter seu site atualizado sobre seu segmento e para se tornar referência entre os usuários e clientes.
  • Divulgação e Backlinks – É muito importante que seu site seja acessado, e apareça em outros sites, o número de visitas é um critério muito importante.
  • Opte por ter um site clean e bem diagramado, através da UX (experiência do usuário) como base para ter um site com boa usabilidade.
  • Mantenha as URLs bem definidas e limpas, verifique se existem URLs com erros ou quebradas e corrija.
  • Fique atento a segurança: um site deve possuir o HTTPS e estar de acordo com a Política de Cookies.
  • Movimente suas mídias sociais principalmente Facebook e Instagram, são um canal muito importante para trazer usuários ao seu site.


Dicas Gerais (muitas delas extraídas do próprios desenvolvedores do Google)

  • Vale ressaltar que a pontuação de domínio do seu site também é importante, quanto maior o número e mais antigo, maior a autoridade do site.
  • Tenha um site útil e com muitas informações, além de páginas que descrevam seu conteúdo de maneira clara e precisa.
  • Pense nas palavras que os usuários costumam digitar para encontrar suas páginas e verifique se elas aparecem no site.
  • Verifique se os elementos como “título” e “atributos” são descritivos, específicos e precisos.
  • Desenvolva o site com uma hierarquia conceitual clara entre as páginas.
  • Torne o conteúdo importante do seu site visível por padrão. As informações mais importantes precisam ficar visíveis na visualização de página padrão. (fonte Google Developers)

E lembre-se, esteja sempre atento as novas tendências do mercado online e não fique atrás dos seus concorrentes.
A tecnologia e necessidade de estar bem posicionado na internet vem crescendo ano a ano, e com a pandemia do COVID19 ela tornou-se indispensável para todos, deixando claro para as empresas de todos os segmentos e portes a sua importância.

Muitos empresários e empreendedores tiveram que aderir aos canais digitais e adaptar-se à nova realidade para poderem se manter no mercado. Só o setor de e-commerce teve um crescimento de 75% durante a pandemia.
Não seja quem corre atrás, seja quem está na frente!

Vá além da experiência na página, confira outros posts no Blog e conheça mais a fundo as melhores dicas para seu site aparecer na primeira página do Google!

Equipe Webby

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