Porque meu site não aparece no Google?
Com o marketing digital a todo vapor em 2023 e todas as empresas competindo para ter mais visibilidade online, pesquisar as palavras-chaves principais do seu segmento e não encontrar o seu website pode ser frustrante e seriamente prejudicial para os seus negócios.
Então, você se pergunta: “Porque meu site não aparece no Google?, Porque meu site sumiu do Google? O que que faço para aparecer no Google?”
Calma, continue lendo esse artigo para descobrir os motivos que fazem o seu site não aparecer no Google.
Identificando porque meu site não aparece no Google
O primeiro passo é levantar essa questão: Porque meu site não aparece no Google?, e isso você já fez. Agora é hora de identificar o que está impedindo que o seu site não apareça no Google, pois identificando os erros e problemas será possível ter uma visão geral da situação, gravidade e possíveis soluções.
Os motivos que impedem um site de aparecer nas buscas no Google são inúmeros, muitas vezes o site é antigo depois ou novo demais. O ideal é que você procure um profissional para auxiliá-lo nessa jornada, pois ele saberá identificar os problemas e apresentará as possíveis soluções.
5 Razões pelas quais seu site não aparece nos resultados da pesquisa do Google
Pensando em você que está se perguntando “Porque meu site não aparece no Google?Listamos 5 das principais razões que levam os sites a simplesmente passarem despercebidos pelo maior buscador.
- Seu site não fornece uma boa experiência ao usuário (UX)
Os mecanismos de pesquisa desejam classificar conteúdo e sites valiosos que proporcionam aos visitantes uma ótima experiência. Portanto, se os usuários não tiverem uma experiência positiva em seu site, não perderão tempo pressionando o botão voltar.Este é um sinal para o Google de que seu site não oferece boa experiência ao usuário. Melhorar a experiência do usuário em seu site pode reduzir as taxas de rejeição, envolver os visitantes e ajudá-los a aprender mais sobre sua marca, ajudando você a ter uma classificação mais alta nos resultados da pesquisa.
- Seu site está lento e não está otimizado
Você sabia que 47% dos consumidores esperam que um site carregue em menos de dois segundos e 40% abandonarão um site se demorar mais de três segundos para carregar?
Portanto, o Google também incorporou a velocidade do site em seu algoritmo para recompensar sites que carregam rapidamente.
- A plataforma do seu site não é compatível com SEO
Sabemos a importância de seguir as principais diretrizes do Google e ficamos chocados com o fato de existem sistemas e plataformas de gerenciamento de conteúdo que não permitem que os usuários atualizem seus sites para os mecanismos de pesquisa do Google.Existem plataformas mais amadoras ou limitadas onde não é possível implementar mesmo elementos básicos de SEO, como tags, tags de título exclusivas ou url amigáveis. Se você considera o Google como um aliado importante para o seu site e seu CMS atual não for compatível com SEO, é hora de investir na reformulação do seu site em um CMS que tenha o melhor SEO integrado em sua funcionalidade, como é o caso do WordPress.
- Seu site não é responsivo
De acordo com o Google, 61% dos usuários provavelmente não retornarão a um site que não funcione bem em dispositivos móveis ou smartphones.
Se o seu site não for responsivo, a chance de perder leads e clientes é alta. Além disso, os usuários móveis deixaram claro que desejam uma ótima experiência do usuário ao visualizar seu site em seus smartphones e tablets.
- Você tem uma penalidade do Google
Ter uma penalidade do Google é o motivo menos provável para não aparecer no Google. Mas é uma possibilidade.
Existem dois tipos de penalidades do Google.Manual: é quando o Google toma medidas para remover ou rebaixar seu site nos resultados da pesquisa. Isso acontece quando um funcionário do Google revisa manualmente seu site e descobre que ele não está em conformidade com as Diretrizes para webmasters.
Algorítmico: é quando o algoritmo do Google suprime seu site ou uma página da web nos resultados da pesquisa devido a problemas de qualidade. É mais um caso de computador dizer não do que humano dizer não. - O conteúdo não é relevante
Esse é um dos principais motivos para não aparecer no Google, mesmo que o site não tenha penalidades, seja responsivo, com boa velocidade e compatível com SEO, se o conteúdo de texto do site não for relevante, provavelmente ele não terá muitas chances de aparecer bem nas pesquisas.
É muito importante criar conteúdos inéditos, valiosos e extensos para o Google indexar sua empresa como uma referência em seu segmento de atuação, invista em marketing de conteúdo e SEO, e prepare-se para ver sua empresa decolar no Google.
Conclusão
Seu site pode ser bonito e funcional, mas se você ainda não está obtendo os resultados desejados, significa que o site pode ser melhorado em questão de layout ou SEO. Seu site só existe para fortalecer sua marca, apresentar sua empresa e potencializar seus negócios com o aumento das vendas.
Se você não está satisfeito com seus resultados e está se perguntando “Porque meu site não aparece no Google?” é hora de pensar em reformular.
Entre em contato com o nosso time e solicite uma análise do seu site para reformulação ou criação de site para sua empresa.