Chegou a hora de reformular meu site?

Quando é a hora de reformular o site da sua empresa? Saber essa resposta é fundamental para que o site não se torne ultrapassado e acabe perdendo sua atratividade perante aos clientes e sua relevância no Google. Assim como a sua empresa continua buscando evolução constante para atender seu público, seu site precisa ser renovado e reformulado para que possa cada vez mais se posicionar no topo das pesquisas e trazer os clientes cada vez mais próximos da marca.

Mas a grande dúvida é, qual o melhor momento para investir e realmente realizar a reformulação do site para que ela se torne mais moderna, bonita, clean e responsiva. Separamos algumas informações que podem te ajudar a tomar a decisão de forma mais assertiva e segura.

Como Identificar se Chegou a Hora de Reformular meu Site?
Se a grande questão é a dúvida sobre o momento certo de reformular seu site, é preciso analisar alguns sinais que o site vem apresentando como: poucos resultados, erros, informações desatualizadas, problemas e defeitos na programação ou reclamações por parte dos clientes e funcionários da empresa.
Apenas ao entrar na página dSa empresa é muito simples observar o funcionamento do site no geral e atestar que realmente está na hora de fazer a criação de um novo site.

1. O site está difícil de atualizar
Se ao atualizar o site com novas postagens e informações existe uma dificuldade de adicionar textos, imagens ou vídeos, isso é um forte sinal de que seu site está defasado.

A dificuldade de atualizar diminui a qualidade do site, tendo em vista que a equipe fica restringida um acesso limitado e que ao inserir um novo conteúdo podem ocorrer diversos erros e bugs de programação. Quando o site está muito defasado, torna-se bastante difícil incluir imagens, vídeos, inclusão e exclusão de produtos e serviços. A pior parte disso e que acontece com muitas empresas onde o site fica desatualizado por anos com dados antigos como telefone, e-mail ou endereço e por conta dessa falha a empresa perde inúmeros contatos, orçamentos e vendas.

2. Não existe integração entre seu site e suas mídias sociais
Outro forte indício de que está na hora de reformular seu site é a inexistência de integração entre o site e suas mídias sociais.
Marcar presença no universo digital é fundamental, principalmente através das redes sociais, se posicionando de forma a atrair seu público.

Justamente por isso, as redes sociais e o site devem trabalhar de forma integrada ao site para que se tenha mais chances de converter visitas em vendas. Caso o site não seja integrado às suas redes sociais, é hora de reformular a página para que ela seja mais atrativa e mais interessante aos seus usuários.

3. Otimização de SEO
Ser facilmente encontrado nas pesquisas do Google é fundamental para que seu negócio se destaque perante seus concorrentes diretos.
Se o site não é otimizado em SEO a tendência é que ele seja menos relevante. E se tratando de um site, até mesmo o tempo de carregamento das páginas pode fazer muita diferença no posicionamento das pesquisas.

Ter um site com a otimização das palavras chave em dia é fundamental para ser facilmente encontrado pelos clientes e garantir maior sucesso na sua comunicação e vendas. Evitando que o consumidor que tem interesse no seu segmento seja atraído inicialmente pelo seu concorrente direto e com isso, a venda seja perdida.

Portanto, ter um site moderno, com layout interessante e fácil de carregar é tão importante quanto desenvolver conteúdo relevante para o website. Por isso é tão difícil alcançar as primeiras posições, o Google possui atualmente mais de 2000 (sim, você acabou de ler DUAS MIL) diretrizes que podem fazer um site subir ou cair de posição.

4. Sua última reformulação foi a muito tempo
Caso você não se lembre de quando ocorreu a última reformulação ou atualização do seu site, isso é um forte sinal de que existe a necessidade de reformular a página novamente.
As atualizações são necessárias porque o universo digital está em constante atualização. Todos os dias são lançadas novas tendências de mercado e sua empresa precisa de certa forma se manter acompanhando essas tendências.

Um layout moderno, uma página fácil de navegar e que possua um carregamento rápido, são características que precisam ser consideradas na hora de pensar em reformular o site. Se a sua página atualmente não apresenta essas características, fatalmente ela é menos atrativa que a página dos concorrentes que já se adaptaram a essas versões mais modernas de sites.

5. O design da página é antigo
Um dos principais indícios de que já está passando da hora de atualizar a página é quando o design não é compatível com o que está sendo usado atualmente na criação de sites ou passa a ideia de uma empresa arcaica.
Se a sua página tem um visual que não é moderno, isso pode inclusive afetar a credibilidade da sua marca.

Afinal, o usuário tende a perceber e acreditar que a marca não se importa com a questão estética, o que pode ser um fator a interferir na decisão desse cliente de fechar ou não negócio com a sua empresa.

6. Seu site não é responsivo
Ter um site responsivo é FUNDAMENTAL nos dias de hoje, tendo em vista que a página não será acessada apenas através de desktop ou notebook. E ao atualizar seu site para que ele seja responsivo, naturalmente sua página será capaz de entregar uma experiência melhor para o usuário.

Um site responsivo possui o design adaptável para que ele seja aberto em qualquer tipo de tela sem que ocorram distorções no carregamento da página.
Dessa forma, é possível abrir sua vitrine digital usando smartphone, desktop, smart TV ou tablets, e em todos esses dispositivos seu site irá carregar de forma rápida com boa navegação, para que ele encontre todas as informações que precisa em poucos toques ou cliques.

7. Seu site é lento
Se o site tem um carregamento lento, ele já está perdendo clientes, relevância no Google e aumentando a rejeição (que significa que o percentual de pessoas que acessaram o seu site através da página principal e não navegaram nas demais página e a fecharam de maneira rápida sem clicar outras páginas ou chamadas), sim a maioria das pessoas não tem paciência para esperar uma página carregar, principalmente se demorar mais de 10 segundos.

Portanto, isso impacta diretamente nos resultados obtidos através de um site. Aliás, outro forte sinal de que é hora de investir na reformulação da página é quando ela já não entrega mais os resultados que tinham antes, se o site estava no 1º lugar na 1ª página do Google por exemplo, e atualmente está em 8ª lugar da 2ª página, certamente seus resultados são muito menores.

Se seu site está despencando no Google isso está significa que já chegou a hora de investir na reformulação e em novas estratégias de comunicação. Dessa forma, é possível fazer com que seu investimento tenha melhor retorno e seu site torne-se novamente um dos primeiros no Google levando em conta seu segmento de atuação e geralmente a sua região/cidade de atuação.

8. Site que não reflete as mudanças da empresa
Toda empresa se reformula ao longo do tempo. Seja trocando pessoal, aumentando a quantidade de lojas físicas, investindo em uma nova comunicação visual ou qualquer outra reformulação pela qual a empresa possa passar.
Atualmente, seu site reflete em 100% o que é a sua empresa? Os conteúdos divulgados pelo seu site atualmente refletem os objetivos do seu negócio nesse momento?

Certamente se o site foi feito há 5 ou 10 anos atrás, é um forte sinal de que existem muitos ajustes que precisam ser feitos, não só na modernização do layout como também no conteúdo que está sendo veiculado pela página.

É Hora de Reformular: O Que Fazer?
Se o seu objetivo atual é ter um site moderno, rápido e fácil de atualizar. Certamente a Webby pode te ajudar. Através do WordPress (atualmente 34% dos sites na internet são feitos em WordPress, a maior plataforma CMS do mundo), é possível ter um site com todas essas características e aplicações, como:

SITE RESPONSIVO – popularmente chamado de site flexível, pois se ajusta automaticamente no dispositivo do usuário.
DESIGN ATUAL E CONTEMPORÂNEO – Atualmente os sites seguem uma tendência mais clean, mas usam e abusam dos elementos visuais como, fotos grandes, paralax, efeitos de scroll, animações simples, mas o principal é ter um site com acesso rápido e fácil as informações.
GERENCIAMENTO E AUTONOMIA PARA O CLIENTE – Com ou sem experiência na atualização de sites, qualquer pessoa tem autonomia para editar, gerenciar e publicar conteúdo quando quiser. Você pode editar, excluir ou incluir informações como: fotos, produtos, serviços, promoções, postagens, contatos, com o WordPress você nunca fica na mão.

Você já sabe que o site é como uma vitrine virtual do seu negócio e por isso, ele não pode ser mantido ou atualizado por amadores ou empresas com pouca credibilidade no mercado.

Um trabalho profissional e constante de atualização tende a ser muito mais interessante e lucrativo para o negócio, afinal, quando se investe na reformulação do site o principal objetivo é que a página fique moderna, funcional e que esse investimento dê retorno a curto e médio prazo.
Temos cases de sucesso que comprovam a eficácia da reformulação do site, que gerou resultados muito rapidamente e acima do esperado.

Layout Moderno e o Foco no Resultado
Todo investimento que uma empresa faz para criar e manter um site interessante, com layout moderno e rápido carregamento tem como objetivo principal, TRAZER RESULTADO!
Seja aumentar a credibilidade da marca, tornar o negócio mais conhecido ou qualquer outro tipo de objetivo, a Webby pode te ajudar a atingir esse resultado através do seu site e das técnicas de comunicação que serão implementadas. Com as aplicações certas, seu site passa a ser mais atrativo aos usuários, que passarão mais tempo navegando por sua página, criando um relacionamento com a sua empresa e assim comprando seus produtos e cotando seus serviços.

Otimização SEO
Atualmente, todos os administradores de sites precisam se preocupar com a otimização da página, de modo que ela seja facilmente encontrada através dos mecanismos de buscas, como o Google.
Se o site não é corretamente otimizado, isso tende a dificultar a encontrabilidade (é a facilidade de se encontrar informação contida num website ) da página. Por isso, os sites desenvolvidos pela Webby já são entregues com a otimização básica de SEO.

Dessa forma, todo usuário que pesquisa por palavras que se relacionam ao seu segmento, possuem maior facilidade de encontrar seu site e com isso seu site terá mais acessos e facilidade para se comunicar com o usuário que está pesquisando itens relacionados ao seu segmento.
Site Responsivo

A Webby entrega aos seus clientes um site totalmente responsivo, o que significa que o seu usuário terá uma experiência interessante independentemente de qual ferramenta ele utiliza para acessar seu site.
Isso é muito importante atualmente, tendo em vista que o uso dos smartphones conectados a internet só cresce, ocasionando muitas pesquisas a partir de dispositivos mobile.

Obviamente, se o usuário não tem uma boa experiência a partir da pesquisa que culmina no acesso ao seu site, ele irá preferir carregar outra página, que geralmente é a do seu concorrente direto.
E por isso, a reformulação do seu site para que ele seja responsivo é tão importante. Uma vez que te ajuda a evitar que o usuário prefira acessar a página do seu concorrente porque teve uma experiência ruim na sua.

Mídias Sociais
E para que o trabalho de profissionalização das suas mídias seja o mais completo possível, a agência Webby também cuida das suas redes sociais que passarão a ser integradas ao seu site atualizado.
Dessa forma, todas as mídias que são usadas como vitrine para o crescimento do seu negócio serão profissionais, facilitando que o usuário tenha uma experiência positiva com sua marca antes mesmo de efetuar uma compra e se tornar um cliente.

As mídias sociais precisam da mesma profissionalização que seu site, tendo em vista que atualmente as marcas que não se posicionam corretamente no mundo digital acabam por perder espaço no mercado.

Com as estratégias personalizadas da Webby para o seu negócio, é possível profissionalizar sua comunicação digital para que a sua marca se torne cada vez mais atrativa aos olhos do consumidor, oferecendo uma boa experiência em qualquer meio de comunicação digital.
Assim, se conquista clientes satisfeitos e que se tornam verdadeiros divulgadores da sua marca, qual empresa não deseja esse nível de sucesso na comunicação?

Autonomia nas Alterações
E o melhor de tudo, é que os sites produzidos por nós são criados na plataforma WordPress, por isso, sua equipe terá total facilidade para gerar alterações na página após ela ser entregue para sua empresa.

Se alguma foto, texto ou qualquer parte do site não estiver de acordo com o que a empresa deseja, a alteração poderá ser feita em minutos.
Assim, sua equipe pode cadastrar promoções para atrair novos clientes, atualizar fotos e informações conforme a necessidade do cotidiano e manter o site atualizado.

Por ser rápido e fácil, a autonomia para as atualizações facilita o cotidiano da empresa, que manterá o site sempre organizado e atualizado.
O que obviamente torna a página muito mais atrativa para seus usuários, que sempre poderão contar com novidades quando acessarem a página.

Se você identificou que é hora de reformular seu site, entre em contato com a nossa equipe! Teremos muito prazer em te atender.

Equipe Webby

Compartilhe!
Murillo Webby

Murillo Rennó é fundador da Webby, uma agência web digital localizada em Sorocaba/SP desde 2012. Com uma vasta experiência no desenvolvimento e reformulação de websites profissionais para empresas em WordPress. Ao longo de sua carreira, Murillo liderou diversos projetos, ajudando empresas a se destacarem no competitivo mercado online. Sua abordagem inovadora e personalizada na gestão de projetos digitais tem sido fundamental para o sucesso de muitos negócios.