Tendências de Consumo para 2023
Conhecer as tendências de consumo para 2023 é indispensável para as empresas que querem vender e lucrar mais, pois elas apontam o percurso que o mercado está tomando e ajudam a potencializar e melhorar os resultados.
Como surgem as Tendências de Consumo
As tendências de consumo e comportamento não surgem do nada e nem fazem referência a tomada de decisões baseada em suposições ou achismo.
Na realidade, a tendência está ligada diretamente ao cliente e às ofertas que já existem no mercado, mas que terão ainda mais força em um futuro próximo.
Logo, aquelas empresas que estão sempre acompanhando as tendências de consumo e comportamento conseguem se manter inovadoras e competitivas, alcançando melhores resultados.
5 tendências de consumo para 2023
Para você já se manter antenado e começar o seu planejamento, separamos 5 das principais tendências de consumo para 2023. Confira:
- Avatares e universos imersivos
O metaverso vem forte em 2023 e ele diz respeito ao mundo virtual imerso. Então, hoje parte da internet está se voltando para essa perspectiva, que tem se tornado cada vez mais sólida e próxima de fazer parte da realidade dos brasileiros. Portanto, as empresas podem se aproveitar dessa tendência de comportamento criando ambientes virtuais imersivos e ajudando na personalização dos avatares dos clientes, por exemplo. - Humanização no atendimento
A humanização no atendimento é uma tendência de comportamento que tem se mantido muito firme em 2022 e promete continuar ainda mais fortalecida no próximo ano. Apesar do uso de chatbots para automatizar e agilizar o atendimento, as empresas devem pensar em agregar mais humanidade na relação com o cliente. Sendo assim, de nada adianta trabalhar com produtos ou serviços de ponta, se o atendimento prestado ao cliente é robotizado e pouco personalizado. - Consumo consciente
O consumo consciente é também uma das tendências a se atentar em 2023 e há várias razões para isso. A primeira delas está relacionada à economia, pois há um crescimento constante de dicas financeiras que levam a reavaliação de hábitos. Sem contar que o custo de vida está maior em razão da inflação e assim as pessoas estão fazendo cortes de gastos. Em segundo lugar, é a sustentabilidade, pois cada vez mais se tem falado sobre a utilização excessiva dos recursos naturais. Portanto, as empresas que se alinham ao consumo consciente, promovendo ações ligadas a este conceito, conseguem se destacar com maior facilidade. - Canais integrados
Os canais integrados é uma das tendências de consumo para 2023 que as empresas mais precisam ter atenção, especialmente aquelas que ainda não estão no mundo digital. Chamada de omnichannel, ela faz referência a integração de todos os canais físicos e virtuais, exatamente para que os clientes não vejam tanta diferença entre o mundo real e online. Desse modo, as empresas precisam criar meios digitais que sejam capazes de entregar uma experiência cada vez mais perto daquelas que se tem no mundo físico. - Flexibilidade de horário
Por fim, a flexibilidade de horário é algo que já se faz presente na vida das pessoas, principalmente após a pandemia do coronavírus (COVID-19) que expandiu o trabalho em home office.Como reflexo, os clientes também estão em busca de atendimentos em horários diversos, de acordo com o tempo que se tem disponível no dia a dia. Assim, no varejo como um todo, estabelecimentos com horários flexíveis de atendimento, muitas vezes estendidos, conseguem ter melhores resultados.
Conclusão
Agora você já conhece algumas das principais tendências de comportamento e consumo em 2023. Portanto, é o momento de planejar a sua empresa para que ela se adeque a elas, seja para lojas, empresas e negócios físicos ou online.